Na manhã desta terça-feira (3), o Corinthians anunciou a Tele Sena como a nova patrocinadora da equipe em seu uniforme. A marca será estampada na barra frontal da camisa do time profissional masculino, e a nova parceria fecha 100% do espaço publicitário do uniforme.
Além do patrocínio em camisa, o acordo prevê entregas especiais e customizadas, que estão em desenvolvimento por ambas as partes. O patrocínio marca sua estreia nesta terça-feira, 3/10, quando Corinthians e Fortaleza voltam a se encontrar na Copa CONMEBOL Sudamericana.
A Tele Sena ganhou destaque e se tornou um dos maiores títulos de capitalização do Brasil ao ser veículada na SBT. A emissora, inclusive, foi alvo de uma das maiores polêmicas da história do futebol brasileiro, envolvendo Eurico Miranda e o Vasco da Gama.
Relembre o “patrocínio” da SBT com o Vasco
O título do Vasco no Campeonato Brasileiro de 2000, então conhecido como Copa João Havelange, teve um desfecho notável não apenas pelo triunfo sobre o São Caetano, mas também devido ao incidente que levou ao desabamento do alambrado em São Januário. Isso resultou na remoção da partida para o Maracanã em janeiro de 2001. No entanto, um episódio curioso marcou essa decisão.
Em um ato de provocação à Rede Globo, o Vasco da Gama decidiu exibir a logomarca da concorrente SBT em seu uniforme. Durante a temporada, o clube tinha o patrocínio da marca de sabão em pó Ace em sua camisa. No entanto, o contrato com a marca expirou no final de 2000, um dia após o jogo que precisou ser adiado.
Naquela época, o presidente do Vasco, Eurico Miranda, acreditava que o motivo da partida não ter continuado em São Januário era que a Rede Globo, responsável pela transmissão, não queria atrasar sua programação e também porque o canal tinha uma inclinação favorável ao Flamengo. Curiosamente, a partida remarcada também seria transmitida pela Globo.
Portanto, Eurico decidiu exibir a logomarca da SBT em seu uniforme durante a partida no Maracanã. O Vasco venceu por 3 a 1, e os jogadores, incluindo Romário, viraram de costas para a câmera de forma a destacar a logomarca da emissora concorrente.
Além disso, a torcida vascaína apoiou a iniciativa de seu presidente e entoou cânticos provocativos contra a Globo durante todo o jogo. Vale destacar que o Vasco não negociou nenhum contrato de patrocínio com o SBT para estampar o logotipo. Eurico afirmou na época: “Não houve negociação de patrocínio com o SBT, foi uma homenagem. Não preciso pedir permissão para cantar ‘Parabéns pra você’. Na camisa do Vasco, coloco o que quero”.