São Paulo tricampeão do mundo: elenco completo dos 3 títulos
O São Paulo conseguiu um feito histórico no ano de 2005: ser o primeiro brasileiro tricampeão mundial. A vitória de 1×0 sobre o Liverpool deixou o clube paulista na liderança entre os clubes do Brasil de maneira isolada, deixando para trás seus rivais Santos e Corinthians, com dois títulos cada, sendo que na época o Timão tinha uma taça.
Os elencos de 1992 e 1993 encantaram o futebol sob o comando de Telê Santana. No primeiro ano, o tricolor bateu o Barcelona de Cruyff pelo placar de 2×1, ambos gols marcados pelo meio-campista Raí. No ano seguinte, sagrou-se vitorioso em um jogo apertado contra o Milan, pelo placar de 3×2.
Treze anos depois, contra o Liverpool, o tricolor ganhou novamente com um placar apertado, gol marcado por Mineiro aos 27 do primeiro tempo. Mas a partida deu destaque para outro jogador, o goleiro Rogério Ceni. Hoje treinador de futebol, Ceni salvou os São-paulinos naquela final com defesas incríveis, a mais marcante na falta cobrada por Stiven Gerrard, meia ídolo do clube inglês.
Como jogou o São Paulo nas conquistas?
No comando de Telê Santana, o São Paulo manteve sua base para 1992 e 1993. Na final contra o Barcelona, a equipe mandada em campo foi: Zetti; Vítor, Adílson, Ronaldão e Ronaldo Luís; Pintado, Toninho Cerezo (Dinho), Raí e Cafu; Palinha e Müller.
Na edição seguinte, o tricolor entrou em campo com: Zetti; Cafu, Válber, Ronaldão e André Luiz; Doriva, Dinho, Toninho Cerezo e Leonardo; Palhinha e Müller. O time manteve sete jogadores do primeiro título para bater os italianos na final da competição.
Já em 2005, o elenco vivia outra fase, mas sem deixar de ter ótimos e competitivos jogadores para a final do Mundial. O time escalado por Paulo Autuori foi: Rogério Ceni; Cicinho, Edcarlos, Fabão, Lugano e Júnior; Josué, Danilo, Souza e Mineiro; Diego Tardelli.
O São Paulo conseguiu um feito para o futebol brasileiro que dificilmente será batido devido ao domínio do futebol europeu nos dias atuais. O clube marcou sua geração, e encantou o mundo que conheceu o futebol brasileiro derrotando equipes de alta qualidade na competição mundial.