O Sâo Paulo tem uma das principais bases do futebol brasileiro e foi criticado por rejeitar Endrick quando a venda do jovem palmeirense foi concretizada. No entanto, o garoto Ryan Francisco, de 16 anos, é tido como a principal promessa do clube e tem médias de gol melhores que Endrick, quando estava no sub-17.
Ryan tem oito jogos disputados Campeonato Paulista Sub-17 e incríveis 18 gols marcados na competição, que gera uma média de 2,25 gols por partida, superior a 1,3 gols por jogo, média de Endrick no mesmo campeonato. O jovem vendido ao Real Madrid, na época disputou 6 jogos e marcou 8 gols.
São Paulo não tem ganhado títulos na base
A base do São Paulo não vem tendo muito sucesso recentemente nas disputas que envolvem, sobretudo, a categoria sub-20. Por isso, o diretor executivo falou sobre o assunto e garantiu que o foco não é vencer campeonatos e sim revelar jogadores.
“Fui contratado em dezembro de 2020, logo depois que terminaram os Campeonatos Brasileiros sub-17 e sub-20. Eu estava no Athletico-PR, chegamos às duas finais de Campeonato Brasileiro na época. Sou contratado pelo São Paulo e, na reunião que tive no apartamento do Casares com o Belmonte, o que eles me pediram não foi para ganhar campeonato, mas, sim, revelar jogadores”, afirmou o diretor executivo das categorias de base do São Paulo, Marcos Biasotto.
“Eu entendo que os torcedores querem ganhar, eu também quero, os meninos também querem, mas quando você sobe praticamente uma equipe inteira, você tem um gap até que os outros mais jovens consigam chegar no mesmo nível que estavam esses jogadores que subiram. Daqui a pouco vamos voltar a brigar pelos títulos novamente. Agora, estamos aqui para revelar jogadores, não ganhar título de categoria de base, essa é a grande verdade”, pontuou Biasotto.