O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) planeja apresentar uma denúncia contra o Santos pelos incidentes ocorridos durante a derrota por 2 a 0 para o Corinthians, nesta quarta-feira (21), durante a 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Durante o segundo tempo, torcedores lançaram rojões e sinalizadores para o campo. O árbitro Leandro Pedro Vuaden interrompeu a partida e, aos 44 minutos, decidiu encerrar o jogo devido à falta de segurança.
De acordo com o procurador-geral Ronaldo Piacente, será solicitada a interdição do estádio ou a realização dos próximos jogos com portões fechados. A decisão sobre esse assunto deverá ser tomada nesta quinta-feira (22). A concessão ou negação da liminar será de responsabilidade do presidente do STJD.
O Santos pode enfrentar acusações com base nos parágrafos I e III do artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que abordam a omissão de medidas capazes de prevenir e reprimir determinadas situações.
A punição prevista é de até R$ 100 mil em multa e, dependendo da gravidade, perda de mando de campo de um a dez jogos. No entanto, o Peixe não deve ser punido com a perda de pontos na competição.
Santos toma decisão sobre Odair Hellmann
Após a derrota para o Corinthians nesta a quarta-feira (21), a diretoria do Santos decidiu demitir o treinador Odair Hellman, e deve comunicar a saída do técnico nas próximas horas. A informação é dos jornalistas Lucas Musetti Perazolli e Gabriela Brino, do UOL.
O presidente Andres Rueda já havia decidido que iria desligar Odair do comando do clube logo após a derrota por 2 a 0 para o time rival. Agora, a forma de demissão será discutida. “Se não houver comum acordo, o clube terá que arcar com a multa rescisória de Odair e seus auxiliares”, divulgou o site UOL.
Odair possui contrato com o Peixe até dezembro deste ano. A diretoria do clube ficou com decepcionada com o desempenho da equipe contra o Corinthians após a pausa para a Data Fifa. Apesar dos resultados ruins antes da parada no calendário, o Santos se mostrou relutante em demitir o treinador por conta da falta de opções no mercado.
O Peixe ainda não possui um nome definido para substituir Odair. No momento, treinadores como Rogério Ceni, Fábio Carille, Paulo Turra e Cuca estão livres no mercado. A diretoria também cogita nomes estrangeiros, como Gabriel Heinze e Hernán Crespo.
Mesmo com a saída de Odair, o Santos deseja que o coordenador esportivo Falcão e seu auxiliar Élio Carravetta permaneçam no clube. O Peixe entende que perder seu departamento de futebol seria um risco muito grande a seis meses do fim do ano. Falcão foi o responsável por indicar Hellmann ao alvinegro praiano.