Numa fase tumultuada tanto financeira como esportivamente, o Santos tem a esperança de receber uma grande quantia em dinheiro. E a chave desse potencial bálsamo financeiro está nas mãos de um velho conhecido: Neymar Jr.
Essa possível transferência milionária se apoiaria no Mecanismo de Solidariedade da FIFA que, em linhas gerais, determina que um clube formador de um atleta tem direito a um percentual do valor total de uma negociação – no caso de Neymar, o Santos terá direito a 4% do valor da transação
O Mecanismo de Solidariedade da FIFA foi estabelecido para recompensar clubes que contribuem para a formação e educação de um jogador. Dessa forma, quando um jogador é transferido internacionalmente antes do final de seu contrato, qualquer clube que tenha contribuído para sua formação entre os 12 e 23 anos tem direito a receber uma proporção da taxa de transferência.
Entenda a situação
Em 2013, Neymar deixou o Peixe para o Barcelona por 59 milhões de euros. Depois de uma intervenção da justiça espanhola, suspeitou-se que o valor real da transação teria sido de 88 milhões de euros. Depois do Barcelona, Neymar foi vendido ao Paris Saint-Germain (PSG) em 2017 por uma quantia recorde mundial de 222 milhões de euros – aproximadamente 820 milhões de reais na cotação da época.
Do valor total da venda ao PSG, o Santos recebeu 8,8 milhões de euros, ou cerca de R$ 33 milhões, seguindo o Mecanismo de Solidariedade da FIFA. Agora, com uma nova transferência iminente, o clube espera receber mais uma receita.
Na sua carreira ao serviço do clube francês, Neymar já atuou em 173 partidas e marcou 128 gols, além de realizar 70 assistências. Os seus feitos colocaram-no como o quarto maior artilheiro da história do PSG, atrás de Kylian Mbappé (212), Edinson Cavani (200) e Zlatan Ibrahimovic (156). Sobre conquistas com a equipe, incluem 5 Campeonatos Franceses, 3 Copas da França, 3 Super Copas da França e duas Copas da Liga da França.