Enquanto muitos avaliam o valor do FC Barcelona com base na avaliação dos seus jogadores, a verdade é que o clube tem um valor muito além disso. Fatores como seus ativos, história, base de torcedores, patrimônio e tudo que o cerca jogam um papel significativo na avaliação do clube.
O vice-presidente econômico do Barcelona, Eduard Romeu, disse à SPORT que um valor inferior a 7 bilhões de euros seria impensável para avaliar o clube. No entanto, a revista Forbes coloca esse número um pouco mais baixo.
De acordo com a prestigiosa publicação, o FC Barcelona está avaliado em 4,984 bilhões de euros, uma alta de 10% em relação à avaliação do ano passado. Este valor posiciona o Barcelona como o terceiro clube de futebol mais valioso do mundo, atrás apenas do Real Madrid (5,490 bilhões de euros) e do Manchester United (5,427 bilhões de euros).
Curiosamente, essa avaliação coloca o Barcelona à frente de muitos dos principais clubes da Europa que atualmente estão superando o Barcelona em termos de desempenho esportivo e cujos jogadores têm avaliações mais altas. O Liverpool, por exemplo, está avaliado em (4,785 bilhões de euros), seguido pelo Manchester City (4,514 bilhões de euros) e Bayern de Munique (4,396 bilhões de euros).
Liga Americana MLS em ascensão
Um fato surpreendente que surge da lista da Forbes é a presença de sete clubes da Major League Soccer (MLS) dos Estados Unidos. A MLS é a segunda liga mais representada na lista, superando a Serie A, LaLiga, Bundesliga e Ligue 1.
O LA FC é o clube mais valioso em termos de avaliação da MLS, ocupando a 17ª posição global (905 milhões de euros), seguido de perto pelo LA Galaxy (837 milhões de euros) e pelo Atlanta United (769 milhões de euros). Isso é um testemunho da ascensão, tanto esportiva quanto econômica, da liga de futebol norte-americana.