O São Paulo foi um dos clubes de destaque da temporada de 2023, especialmente por ter levantado pela primeira vez em sua história, a taça da valiosa Copa do Brasil. Além de ter sido o último a vencer o título, o Tricolor também foi o último clube brasileiro a conquistar a Copa Intercontinental. Em um primeiro momento, se desdobrava entre as provocações de rivais.
Para parte dos torcedores do esporte nacional, os títulos sobre Barcelona e Milan, em 1992 e 1993, respectivamente, não poderiam ser considerados como títulos mundiais. O assunto é longo no Brasil e envolve outros clubes, no entanto, a discussão parece ter chegado em uma conclusão, após decisão da FIFA. A entidade resolveu estudar sobre o assunto em reunião de seu Conselho.
Assim, ficou definido que a lista oficial de campeões do Mundo deveria contar com os títulos da Copa Intercontinental, torneio realizado entre 1960 e 2004. Além do São Paulo, outros três clubes brasileiros foram beneficiados com a decisão: Santos, Flamengo e Grêmio. A mudança dividiu opiniões no cenário nacional, exatamente pela rivalidade existente em relação às conquistas.
São Paulo pode ir além do tricampeonato Mundial
O pedido para que as taças do torneio fossem aceitas pela FIFA, surgiu com o próprio Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol. Em seu perfil oficial da rede social X, antigo Twitter, o profissional se mostrou satisfeito com a decisão: “Agradeço a aprovação pelo conselho da FIFA de reconhecer títulos de Copas Intercontinentais como Mundiais de Clubes”.
No entanto, o São Paulo ainda poderia ir além do tricampeonato mundial, considerando outros detalhes. A equipe também levantou a extinta Pequena Taça do Mundo em 1955, contra o Benfica, e 1963, contra o Real Madrid, algo desconhecido por parte dos torcedores. O torneio, reunia grandes equipes do futebol mundial e tinha formato próximo ao da Copa Intercontinental.