O famoso ex-jogador de futebol e agora senador, Romário, que fez história vestindo a camisa da seleção brasileira, foi recentemente eleito presidente do América-RJ. Tendo sido eleito na última quinta-feira, dia 9 de dezembro, o ‘Baixinho’, como é conhecido, já vem traçando planos para a nova gestão no tradicional clube carioca, que se iniciará oficialmente no dia 1º de janeiro de 2024.
Entre suas iniciativas, uma em particular desponta: o reconhecimento de um título brasileiro do América-RJ pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Romário objetiva fazer com que a conquista do Torneio dos Campeões da CBF, realizado em 1982, seja oficialmente reconhecida como um título brasileiro pelo órgão do futebol nacional.
Na ocasião, o torneio, que se localizou entre o final da Taça de Ouro (a antiga denominação do Campeonato Brasileiro) e o início da Copa do Mundo, reuniu 18 clubes de destaque no cenário nacional e regional. O América-RJ participou da competição devido à sua presença constante em torneios da CBF e do próprio Rio-SP.
Como o América-RJ conquistou o Torneio?
O representante do futebol carioca se superou na competição. No mata-mata eliminou equipes de peso como Atlético-MG e Portuguesa, até vencer na grande final o Guarani-SP por 2 a 1, após um empate na primeira partida. O gol da vitória veio na prorrogação no Maracanã, dando o título ao clube.
No momento em que Romário foi anunciado como novo presidente do América do Rio, ele fez questão de ressaltar a importância desse título e de buscar seu reconhecimento oficial. Segundo o ‘Baixinho’, o América é campeão de 1982 e isso deve ser oficializado. Ele ainda revelou que já está em diálogo com Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, sobre o assunto.
Recentemente, a CBF reconheceu outro título como brasileiro, o Torneio dos Campeões de Atlético-MG de 1937. Contudo, caso a conquista de 1982 do América-RJ venha a ser reconhecida, o clube dividiria o título de Campeão Brasileiro daquele ano com o Flamengo, campeão da Taça de Ouro. Tornando assim o ano de 1982 mais um no histórico do futebol brasileiro a contar com dois campeões.