Mais uma lenda do futebol mundial está prestes a pendurar as chuteiras. Dessa vez é o goleiro italiano Gianluigi Buffon, que atualmente está no Parma.
O advogado do jogador de 45 anos se reunirá com o clube italiano nas próximas horas para acordar a rescisão do contrato.
Aposentadoria de Buffon
Revelado pelo próprio Parma em 1994, Buffon é um dos grandes nomes da história do futebol italiano e Mundial. Ele foi o capitão da conquista do tetracampeonato Mundial da Itália, em 2006.
Seu auge na carreira foi na Juventus, onde atuou por 20 anos. O goleiro empilhou taças e recordes jogando pela Velha Senhora.
Buffon jogou 19 temporadas na Juve e venceu 24 títulos: dez campeonatos italianos, cinco Copas da Itália, seis Supercopas da Itália, uma série B do campeonato italiano e uma Europa League. Ele também se tornou o recordista de partidas da história do campeonato italiano, com 657 jogos.
Além de Juventus e Parma, o goleiro teve uma passagem apagada no PSG na temporada 18/19. Foram apenas 25 jogos e dois títulos conquistados: campeonato francês e Supercopa da França.
O arqueiro também marcou a seleção italiana. Além do título da Copa do Mundo em 2005, Buffon venceu a Eurocopa sub-21 e é o jogador que mais vestiu a camisa da Azzurra (176 vezes). Ao longo da carreira, Buffon disputou 1151 jogos.
O lendário goleiro deve ganhar um cargo de gestão da na federação de futebol italiano. A tendência é que ele seja o novo chefe de delegação da seleção italiana, na mesma função desempenhada pelo ex-atacante Gianluca Vialli, que faleceu em janeiro deste ano.