Em entrevista a Rádio Estadão, Renato Gaúcho voltou a lembrar de sua passagem pelo Flamengo.
Ele ficou marcado por perder todos os títulos além de não vencer a histórica final da Libertadores contra o Palmeiras. Mas, segundo ele, o trabalho foi bom por conta do aproveitamento da equipe em campo.
Ele disse que a cobrança em cima do treinador é descabida.
Veja o que Renato disse sobre o Flamengo
— Tive um aproveitamento de mais de 74%, só o Jorge Jesus teve mais nas competições que disputou. Independentemente da decisão da diretoria, eu me despedi do grupo logo após a partida contra o Palmeiras (na final da Libertadores) no vestiário mesmo. Mas a cobrança é muito grande em cima do treinador no Brasil. Infelizmente, o treinador é culpado de tudo. A prova está aí, basta ver quantos treinadores passaram pelo Flamengo depois de mim.
Ele lembrou também que Dorival passou por algo parecido, onde mesmo após vencer as duas competições que venceu, ter sido dispensado. Para ele, com técnicos estrangeiros o nível de paciência é maior.
— Acho que a situação do Dorival foi até pior do que a minha, porque ele foi campeão, ganhou Copa do Brasil e Libertadores. É difícil, tudo cai nas costas do treinador. Com alguns outros, a cobrança é grande, mas os clubes brasileiros estão tendo mais paciência, algo que não têm com os próprios técnicos brasileiros.