Mesmo com a derrota por 2 a 0 para o Flamengo no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil na última quarta-feira (26), o técnico Renato Gaúcho afirmou após a partida que a arbitragem de Raphael Claus não teve nenhuma influencia no resultado.
Em entrevista coletiva, o comandante Tricolor ressaltou que o dono do apito não prejudicou em nada a sua equipe, que recebeu cinco cartões durante a partida, incluindo a expulsão do zagueiro Walter Kannemann, além de um pênalti polêmico assinalado para os cariocas.
“Claus foi nota dez. A única coisa que cobrei, porque não tinha certeza vendo de baixo, perguntei por que não deu o segundo amarelo para o Wesley no 1° tempo. Mas não foi o caso. Vi agora no vestiário e ele não merecia o cartão. No mais, Claus foi muito bem. Um errinho aqui, outro ali, normal. Na média, apitou como se deve apitar uma partida dessa. Não dou dez porque sempre comete erro, mas não prejudicou absolutamente em nada tanto Grêmio quanto Flamengo“, disse.
Ferreira discorda de Renato Gaúcho
Se por um lado o treinador elogiou Raphael Claus, por outro o árbitro foi criticado pelo atacante Ferreira, do Grêmio. O jogador Tricolor disparou críticas contra o juiz na saída de campo, pouco tempo depois do apito final.
“No final do 1º tempo, o Wesley já tinha cartão e fez falta forte que era para o 2º cartão. Ele [Claus] ignorou e logo depois deu o segundo para o Kannemann. Não deu para conversar com ele, não quis ouvir a gente, me deu cartão…”, afirmou.
Com a derrota, o Grêmio saiu atrás na decisão de 180 minutos por uma vaga na final da Copa do Brasil. A volta acontece apenas no dia 16 de agosto, no Maracanã.