Considerada a rainha do rock brasileiro, Rita Lee era uma das mais ilustres torcedoras do Corinthians. A cantora faleceu na última segunda-feira (08), aos 75 anos, vítima de câncer de pulmão, do qual vinha tratando desde 2021. A artista embalou seu amor pelo Timão na música “Amor Preto e Branco”, de 1972, e foi homenageada pelo Walter Casagrande após gol na final do Paulistão, em 1982.
“Gol Rita Lee”
Na final do Campeonato Paulista, de 1982, diante do São Paulo, o Casagrande marcou o tento do título e o batizou de “gol Rita Lee”. A conquista marcou o primeiro troféu da “Democracia Corinthiana”, e o Timão superou o rival por 3 a 1 naquela decisão.
Em novembro de 1982, Casagrande, Sócrates e Wladimir haviam ido a um show de Rita no Ginásio Ibirapuera, na capital paulista, a convite da cantora. Segundo revelação de Sócrates, os jogadores resolveram presentear a cantora com uma camisa do Corinthians. No entanto, os atletas não tinham nenhuma naquele momento e tiveram que negociar com um torcedor corintiano que assistia ao show.
“Fomos numa gravação de final de ano da Globo, o Ibirapuera estava lotado. Resolvemos dar uma camisa de presente para ela, mas não tínhamos. Começamos a procurar no público e achamos um garoto com a camisa do Corinthians. Começamos a negociar com ele a camisa, o cara ficou sem (risos)”, revelou Sócrates em 2011, em participação no programa “Arena SporTV“.
Os atletas subiram ao palco, Rita Lee vestiu a camisa, e os quatro animaram a festa, com um dos jogadores se arriscando a soltar a voz. O ano de 1982 marcou o início do movimento “Democracia Corinthiana”, com o Timão incentivando a população a votar no que seria a primeira eleição para governadores dos estados após anos.
Consulesa cultural do Inter
O Internacional homenageou Rita Lee, em 2008, e deu a artista o título de consulesa cultural do Colorado.
A cantora que sempre simpatizou com o clube, e demonstrava isso em suas declarações, tornou-se a primeira mulher a integrar o projeto.
Na ocasião, o Inter homenageou 12 músicos que haviam gravado músicas relacionadas à equipe ou tinham feito apresentações vestindo a camisa do time gaúcho.
Após a morte da cantora, o Inter se manifestou nas redes sociais: “O Clube do Povo perde também a primeira artista mulher nomeada consulesa cultural do Inter. Vai em paz, Rainha. Você estará para sempre em nossos corações”.
Nota do Corinthians
O Corinthians também se manifestou nas redes sociais, após o anúncio da morte da artista.
“Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras da música nacional faleceu na última segunda (8), após um câncer no pulmão. Torcedora apaixonada, participou ativamente da Democracia Corinthiana.
Nossa solidariedade à família, aos amigos e aos fãs.
Eternamente em nossos corações”, escreveu o clube.
Aos 75 anos, a Rainha do Rock Brasileiro se despediu de nós.
Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras da música nacional faleceu na última segunda (8), após um câncer no pulmão. Torcedora apaixonada, participou ativamente da Democracia Corinthiana.
Nossa solidariedade… pic.twitter.com/ouMKsqz2fO
— Corinthians (@Corinthians) May 9, 2023