Regra da Fifa não deixa dúvidas: Grêmio PODE disputar o Super Mundial em 2025 e pega todos de surpresa

O Super Mundial de Clubes da Fifa, previsto para a temporada de 2025, gera grande expectativa entre os torcedores, especialmente por se tratar de um novo modelo, contando com 32 clubes. Consequentemente, as possibilidades aumentam, mas algumas vagas já estão sendo definidas. No próximo sábado (4), mais um clube da América do Sul crava sua vaga no torneio.

Fluminense e Boca Juniors disputarão a final da Copa Libertadores da América, e o vencedor se juntará a Palmeiras e Flamengo, como representantes do continente. Ao todo, seis vagas serão destinadas para a América do Sul, restando três lugares: campeão da Libertadores de 2024, além de dois times de um ranking que será criado pela Conmebol, levando em consideração as temporadas de 2021 à 2024.

Como exemplo, para o Grêmio, ainda é necessário alcançar a sonhada vaga para a Copa Libertadores de 2024. Em seguida, precisa se firmar como o campeão, para conquistar a vaga da nova competição. Levando em consideração o ranking que proporcionará as vagas, o clube não conta com a possibilidade. As duas vagas já serão destinadas à times do exterior.

Clubes já estão garantidos no Mundial

O critério justifica o limite de duas equipes por país. O Internacional ficou muito perto da vaga, especialmente por sua trajetória na Copa Libertadores de 2023. Contudo, acabou sendo eliminado pelo Fluminense e pode não alcançar uma vaga para o torneio continental do ano seguinte. No Campeonato Brasileiro, o clube ocupa a 12ª posição, acumulando 38 pontos.

Como comparação, o Grêmio é o quarto colocado, acumulando 50 pontos. Entre as equipes já classificadas para o Mundial, estão equipes como: Chelsea: campeão Liga dos Campeões 2020-2021;
Real Madrid: campeão Liga dos Campeões 2021-2022; Palmeiras: campeão Libertadores 2021;
Flamengo: campeão Libertadores 2022, entre outros.