Reforço de R$ 89 milhões do Botafogo não está liberado para jogar no time

Apesar de não ter oficializado nenhuma contratação para a temporada 2025, o Botafogo alinhou todos os detalhes da transferência de Jair por R$ 89 milhões mais a ida de Tiquinho Soares ao Santos. O jogador se despediu do alvinegro paulista, mas segue fora do planejamento do Glorioso no Campeonato Carioca. Isso porque o zagueiro de 19 anos está à disposição do Sub-20 da Seleção Brasileira.

Titular absoluto sob o comando de Ramon Menezes, Jair terá pela frente o Campeonato Sul-Americano Sub-20, que ocorrerá na Venezuela a partir desta sexta-feira (24). Para a infelicidade do Botafogo, o zagueiro está treinando com a Seleção Brasileira desde o dia 7 de janeiro, evidenciando ainda a falta da pré-temporada no Santos. Porém, foi titular em dois jogos-treinos do Brasil, contra o Maricá e o Olária.

Embora tenha custado cifras elevadas e a saída de Tiquinho Soares rumo ao Santos, Jair não será titular do Botafogo. Ao longo da temporada 2024, que culminou nas conquistas do Brasileirão e Libertadores, Bastos e Alexander Barboza assumiram o protagonismo da zaga alvinegra com maestria. Porém, em caso de lesão ou desfalque da dupla, o garoto fará falta no elenco carioca.

Com as partidas da primeira fase do Sul-Americano se iniciando no dia 1º de fevereiro, Jair não fará parte da disputa da Supercopa do Brasil. Sobretudo, no dia 2 de fevereiro, Botafogo e Flamengo brigarão pelo título no Mangueirão, às 16h (Horário de Brasília). Sendo assim, o defensor sequer será inscrito pelo clube da Estrela Solitária na competição.

Por outro lado, caso a Seleção Brasileira chegue à final (16 de fevereiro) do torneio continental, Jair chegará ao Botafogo dias antes da disputa de um novo título; a Recopa Sul-Americana. Em resumo, no dia 20 de fevereiro, o Glorioso encara o Racing, na Argentina, enquanto o duelo da volta, no Nilton Santos, será realizado no dia 27. 

Como fica a situação do jogador no Botafogo? 

Por não ter tempo para desembarcar no Rio de Janeiro para ser avaliado pelo departamento médico do clube, todos os exames do zagueiro serão feitos na Venezuela. Com o aval da CBF, uma equipe médica do Botafogo foi autorizada a comparecer na concentração da Seleção Brasileira visando o acerto entre ambas as partes.

Cobiçado desde outras janelas de transferências, Jair foi uma das primeiras prioridades do Botafogo em 2025. Por Bastos e Barboza terem idades avançadas – 33 e 29 anos, respectivamente -, a chegada de um garoto foi bem avaliada. Seguindo a mesma lógica, David Ricardo (22 anos), também deixou o Ceará para se juntar ao atual campeão da América.