Nesta segunda-feira (1), Vanderlei Luxemburgo foi anunciado como o novo treinador do Corinthians. Um dos nomes mais experientes do futebol brasileiro, Luxemburgo é até hoje o único técnico brasileiro que passou pelo Real Madrid, e um dos poucos que tiveram a oportunidade de treinar um gigante europeu.
O treinador foi contratado pelo time merengue em 2005, depois de uma ótima passagem pelo Santos, onde conquistou o Campeonato Brasileiro de 2004. Luxemburgo teve um início promissor na equipe espanhola, chegando a liderar a tabela da La Liga, superando o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho.
No entanto, a estadia do brasileiro no Real Madrid ficou em cheque após ele perder o vestiário da equipe. No que ficou conhecido como o elenco dos “galácticos”, Luxemburgo acabou entrando em conflito com alguns medalhões do time que possuia estrelas como Zidane, Beckham, Ronaldo e Roberto Carlos.
Depois de seis meses, o brasileiro acabou sendo demitido do clube espanhol. No total, foram 44 jogos disputados e 27 vitórias pelo time merengue. Após deixar a Espanha, Luxemburgo retornou para o Santos. Recentemente, o ex-lateral Roberto Carlos relembrou a passagem do treinador pelo Real Madrid, em entrevista ao ex-goleiro português Vitor Baía.
“No segundo jogo da Liga, tínhamos o costume de chegar na concentração, deixar as malas no quarto e, antes do jantar, tomar nossa cervejinha e nosso vinho. E sempre em cima da mesa tinha o vinho, duas garrafas em cada mesa”, contou Roberto Carlos.
“Eu e o Ronaldo chegamos no professor e falamos: ‘Temos uns costumes aqui e você vai ver, mas tenta não mudar. Não tira o vinho da mesa e os 20 minutos da cerveja antes do jantar porque senão vai ter problema. Aí o que ele fez? Tirou primeiro a cerveja e depois as garrafas de vinho. Demorou três meses porque o mundo do futebol é pequeno, as notícias chegaram na diretoria e tchau”, revelou.