A temporada europeia está chegando ao fim, faltando apenas o encerramento de vários dos principais campeonatos domésticos continentais e as finais da Liga dos Campeões e da Liga Europa, os dois grandes destaques do final de temporada.
As cinco grandes ligas já têm seus campeões e aos poucos os dois dos quatro potes da próxima edição da Liga dos Campeões vão se definindo. A fase preliminar da competição continental máxima começará em 27 de junho e terminará em 29/30 de agosto, com os playoffs finais. O sorteio da fase de grupos será realizado em 31 de agosto.
O Real Madrid já sabe que estará no pote dois e já conhece seis dos adversários com os quais poderia se cruzar: não pode enfrentar o Barcelona (campeão da liga) por serem times do mesmo país e, no caso de o Sevilla vencer a Liga Europa, também não poderá enfrentar os nervionenses pelo mesmo motivo. Se a Roma vencer em Budapeste, seria possível que Mourinho cruzasse seu caminho na próxima temporada.
Quem certamente poderão ser adversários do Madrid na próxima temporada são o Manchester City (campeão da Premier League), Bayern de Munique (campeão da Bundesliga) e PSG (vencedor da Ligue 1), os três grandes times a serem evitados no sorteio. Benfica (vencedor em Portugal) e Napoli (campeão da Serie A) são outras ameaças.
Além disso, dependendo do que acontecer nesta semana na final da Liga dos Campeões, a Inter de Milão poderá estar no mesmo pote (se vencer o City em Istambul) ou, no caso de o time de Guardiola ser campeão, o Feyenoord iria para o pote um como campeão da Eredivisie.
É importante lembrar que, se a Inter não vencer a Liga dos Campeões, ficará no pote dois junto com Real Madrid, Manchester United, Borussia Dortmund, Atlético de Madrid, Leipzig, Porto e Arsenal. Atualmente, há equipes que ainda não sabem em qual pote estarão. O Feyenoord está entre o pote 1 e o pote 3, dependendo do que acontecer em Istambul, o Shakhtar está entre o pote 2 e o pote 3, e a Real Sociedad, Celtic e Newcastle estão entre o pote 3 e o pote 4.