Real Madrid garante nome para time galáctico ao contratar Linda

O Real Madrid, da Espanha, é um gigante do futebol, seja no masculino ou no feminino. E isso vem ficando cada vez mais evidente nos últimos anos com o fortalecimento da equipe feminina do clube. O clube merengue anunciou recentemente a contratação da jovem Linda Caicedo, colombiana de 18 anos recém-completos. Apesar de jovem, muito já se falava da jogadora, que mistura habilidade, poder de definição e criatividade, além de já atuar pela seleção nacional.

Linda Caicedo despontou no futebol colombiano em 2019, quando tinha apenas 14 anos. Foi quando estreou pela equipe profissional do América de Cali e já desandou a fazer gols. Terminou o Campeonato Colombiano como campeã e artilheira. No ano seguinte, a fenômeno se mudou ao rival Deportivo Cali e seguiu crescendo, com novos títulos e prêmios individuais. Já pela seleção da Colômbia, a estreia aconteceu em 2021, às vésperas de completar 16 anos.

Mesmo tão jovem, Linda Caicedo assumiu amplas responsabilidades pela seleção ao longo de 2022. Primeiro, a atacante disputou a Copa América com a seleção adulta. Anotou o gol que classificou as Cafeteras para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas. Mesmo com o vice-campeonato diante do Brasil, foi eleita a melhor jogadora do torneio. Meses depois, seria a vez de Linda Caicedo liderar a Colômbia às quartas de final do Mundial Sub-20. Já na sequência, ela levou as colombianas ao vice no Mundial Sub-17 e recebeu o prêmio de segunda melhor jogadora da competição.

Linda Caicedo é aposta para fortalecer futebol feminino do Real Madrid

Diante de tamanha visibilidade, a jogadora passou a ser especulada por clubes europeus. Times poderosos como o Chelsea e o Barcelona a sondavam. No entanto, ela preferiu abraçar um projeto esportivo a desembarcar numa potência estabelecida. O Real Madrid se deu melhor na disputa e garantiu a contratação na semana em que Linda Caicedo completou 18 anos.

A equipe feminina do Real Madrid ainda não está na primeira prateleira do futebol europeu. O projeto é recente e, embora conte com várias jogadoras com nível de seleção, entre elas a brasileira Kathellen, o investimento ainda não rendeu grandes feitos. As blancas ocupam a vice-liderança do Campeonato Espanhol, cinco pontos atrás do dominante Barcelona, e caíram na fase de grupos da Champions League, numa chave duríssima contra Chelsea e Paris Saint-Germain. A aposta em Linda Caicedo é a tentativa de dar um salto.