A Fifa anunciou o Mundial de Clubes no formato tradicional com sete times até, pelo menos, 2023. Assim, disputarão a taça o melhor de cada continente e um representante do país sede da competição. O Real Madrid, que conquistou a Liga dos Campeões em cima do Liverpool está classificado.
O time espanhol disputará no mesmo esquema de antes, que começou a ser organizado pela FIFA em 2005. São Paulo, Inter e Corinthians (duas vezes) foram os únicos não europeus a ganharem o Mundial organizado diretamente pela organização. Na última edição, em Abu Dhabi, o Palmeiras perdeu a final para o Chelsea por 2×0.
Em 2019, a FIFA havia aprovado um novo formato para o Mundial, que seria disputado por 24 times, a partir de 2021. Entretanto, a pandemia de COVID-19 adiou os planos. Dessa forma, as últimas edições foram disputadas no modelo tradicional, e ao que parece, em 2022 e 2023, não será diferente. A organização incluiu o torneio no atual orçamento e estima que vá gastar cerca de 20 milhões de dólares em sua organização.
Quando será o próximo Mundial de Clubes?
Em vista da ocorrência da Copa do Mundo no final do ano, período no qual o mundial ocorre, é provável que ele seja remarcado para o início do próximo ano, e o de 2023 para o final, como ocorreu com os mundiais de 2020 e 2021, adiados para o ano seguinte devido a pandemia.
Os planos futuros da FIFA ainda são pouco conhecidos, mas é certo que existem muitas propostas, como a Super Mundial de Clubes, Copa do Mundo bienal etc. Agora, no mundo pós-pandêmico, o futebol tende a se reorganizar e quem sabe até se reinventar, de forma a tornar o esporte cada vez mais dinâmico e acessível.