Raphinha encerra ciclo no Barcelona mesmo com classificação na Champions

O Barcelona voltou a brilhar na Europa e chama a atenção positivamente dos torcedores. Melhor time da Espanha em 2024/25, o clube catalão está de volta às semifinais da Champions League após um jejum de seis anos. A vaga veio com emoção: depois de perder por 3 a 1 para o Borussia Dortmund na Alemanha, o Barça deu a resposta em casa com um contundente 4 a 0.

A equipe faz até aqui a campanha mais sólida da competição. No total, o Barcelona soma nove vitórias, um empate e apenas uma derrota, além de liderar o ranking de ataques, com impressionantes 37 gols marcados. Naturalmente, as expectativas são positivas sobre a continuidade do trabalho. A lembrança da última semifinal, no entanto, ainda dói na memória dos torcedores.

A última vez que o clube chegou a uma semifinal europeia foi marcada por um desfecho traumático. Após dominar o Grupo B de forma invicta, o time eliminou o Lyon nas oitavas (empate fora e goleada no Camp Nou) e passou sem dificuldades pelo Manchester United nas quartas. No entanto, acabou eliminado de forma chocante pelo Liverpool.

Barcelona segue na briga por triplete

Na ocasião, o Barcelona venceu o jogo de ida por 3 a 0, com dois gols de Messi e um de Suárez. Parecia encaminhado para a final. Porém, em Anfield, sofreu um duro 4 a 0, sendo o quarto gol marcado em uma jogada rápida de escanteio cobrado por Alexander-Arnold e finalizado por Origi, selando uma das viradas mais emblemáticas da história do torneio.

Agora com a importante vaga em mãos, o Barcelona segue na briga pela conquista, de olho nos títulos da Champions, da LaLiga e da Copa do Rei. O clube já alcançou esse feito duas vezes: nas temporadas 2008/09, com Guardiola, e 2014/15, com o lendário trio Messi, Suárez e Neymar. Os torcedores acompanham as perspectivas de perto.