Quem são os maiores campeões da Copa Sul-Americana?

Confira quem são os clubes, do Brasil ou de outros países, que mais conquistaram títulos da Copa Sul-Americana, segunda competição mais importante de todo o continente. O torneio em questão tem grande relevância dentro da agenda dos clubes que podem participar, sempre gerando grandes expectativas para o que pode acontecer até a taça.

No entanto, diferente da Copa Libertadores da América, por se tratar de um torneio de “segundo escalão” dentro do cenário, a competição não costuma ter os mesmos times sempre vencendo. Isso porque não envolve uma preparação tão grande assim e investimentos entre equipes de grande porte para a sua disputa, levando para uma diversidade de campeões.

Assim, nenhum clube tem mais que duas taças da Copa Sul-Americana até aqui. Mas, ao todo, são cinco times, de três países diferentes, que já conseguiram alcançar a taça da competição em questão em mais de uma oportunidade. Nessa matéria, vamos conferir como foram as campanhas de títulos desses times.

Times que ganharam a Copa Sul-Americana duas vezes

Athletico Paranaense

Começando pelo Brasil, o único time do país a conquistar a Copa Sul-Americana em mais de uma oportunidade foi o Athletico Paranaense. As duas taças, inclusive, são recentes. A primeira delas foi em 2018. Na ocasião, a equipe derrubou Newell’s Old Boys, da Argentina, Peñarol, do Uruguai, Caracas, da Venezuela, Bahia, Fluminense e Junior de Barranquilla, se sagrando o grande campeão.

Três anos depois, em 2021, o Furacão conseguiu vencer mais uma vez a Copa Sul-Americana. Na época, passou em um grupo contra Melgar, do Peru, Aucas, do Equador, e Metropolitanos, da Venezuela. Depois, derrubou a LDU Quito, e o Peñarol, para fazer a final, vencida em cima do Red Bull Bragantino, gerando o bicampeonato athleticano.

Boca Juniors

Agora, partindo para os argentinos, temos aquele que foi o primeiro a conseguir conquistar o bicampeonato da Copa Sul-Americana, o Boca Juniors. Em 2004, ano do primeiro título, as classificações começaram em cima dos conterrâneos do San Lorenzo. Depois, o time derrubou o Cerro Porteño, do Paraguai, nos pênaltis, passando também pelo Internacional de Porto Alegre e pelo Bolívar, da Bolívia, ficando com o troféu tão esperado.

Na ocasião, não demorou nada a chegada do bicampeonato. Isso porque, em 2005, a equipe voltou com tudo por mais uma taça. Naquele ano, o Boca Juniors derrubou Cerro Porteño, Internacional, Universidade Católica, do Chile, e o Pumas, do México, ficando, mais uma vez, em primeiro lugar.

Independiente

Outra equipe argentina que alcançou o feito em questão, inclusive, foi o Independiente, alguns anos depois. A primeira conquista foi em 2010. Na época, os hermanos bateram os conterrâneos do Argentinos Juniors, o Defensor Sporting, do Uruguai, o Esportes Tolima, da Colômbia, a LDU Quito, do Equador, e o Goiás, na grande decisão, se sagrando campeão.

Sete anos depois, os torcedores da equipe puderam, mais uma vez, comemorar a taça em questão. Em 2017, o time derrubou Alianza Lima, do Peru, o Deportes Iquique, do Chile, o Atlético Tucumán, da Argentina, o Nacional e o Libertad, do Paraguai, além do Flamengo, na final. Assim, se sagrou bicampeão da Copa Sul-Americana.

LDU Quito

Entrando no próximo país, o Equador, a equipe em destaque é a Liga Deportiva Universitaria, conhecida como LDU Quito. A primeira vez que levou o troféu da Copa Sul-Americana para casa foi em 2009. Na ocasião, derrubou o Libertad, do Paraguai, o Lanús e o Vélez Sarsfield, da Argentina, o River Plate, do Uruguai, e, na grande final, o Fluminense, com direito a goleada por 5 a 0 na ida.

Já em 2023, recentemente, a equipe equatoriana chegou em mais uma taça do torneio em questão. Naquele momento, ficou em primeiro em um grupo com Botafogo, Magallanes, do Chile, e Universidad César Vallejo, do Peru. Na fase eliminatória, derrubou o Ñublense, do Chile, o São Paulo, o Defensa y Justicia, da Argentina, e o Fortaleza na grande decisão, chegando ao bi.

Independiente del Valle

Por fim, chegamos ao Independiente del Valle, também do Equador, que venceu duas vezes a Copa Sul-Americana em poucos anos. A primeira ocasião foi em 2019. Na ocasião, Unión de Santa Fe, da Argentina, Universidade Católica, Caracas, da Venezuela, Independiente, da Argentina, Corinthians e Cólon foram derrubados no caminho até o troféu.

Pouco tempo depois, em 2022, mais uma taça foi parar na sala de conquistas do time em questão. Naquela ocaisão, o Independiente Del Valle chegou como eliminado da Libertadores, diretamente na fase eliminatória. Lanús, Deportivo Táchira, da Venezuela, Melgar, do Peru e São Paulo foram os vencidos pelo time equatoriano, que também é bicampeão da Copa Sul-Americana.

Países de maior destaque na Copa Sul-Americana

Argentina acaba tendo um grande destaque em cima dos demais países no que diz respeito aos títulos da competição sul-americana. Times do país já levantaram a taça continental em nove oportunidades, enquanto o Brasil tem cinco, o Equador quatro e outros países aparecem com uma ou nenhuma conquista.