As competições estaduais iniciaram na temporada de 2024, marcando o início da jornada dos times da Série A do Brasileirão neste fim de semana. Em 2024, 18 dos 20 clubes de elite possuem acordos com casas de apostas, ocupando o espaço mais significativo em seus uniformes, mais conhecido como patrocínio master. Os valores são extremamente importante aos clubes.
O crescimento é significativo, se comparado ao ano anterior, quando, às vésperas do Campeonato Brasileiro, 19 dos 20 clubes tinham acordos com casas de apostas, mas apenas 11 destacavam essas parcerias no espaço principal das camisas. Atualmente, esse número subiu para 18, indicando uma atenção maior sobre o assunto, se tornando uma tendência.
A possibilidade de aumento é evidente, já que o Vasco em negociações para obter um patrocínio master de uma empresa do setor. O Cuiabá é a única equipe sem acordo comercial com casas de apostas, mantendo a situação do ano anterior. O envolvimento do setor vai além dos clubes, com ex-jogadores atuando como embaixadores e colaborações de marketing.
Brasileirão segue em caminho oposto à Premier League
Além disso, competições como a Copa do Brasil e a Série B vendem naming rights para empresas do setor. No cenário europeu, a tendência caminha de maneira oposta, com a Premier League anunciando a proibição de casas de apostas no espaço master dos clubes até a temporada 2025/2026. Atualmente, oito das 20 equipes da competição possuem tais acordos.
Nas principais ligas europeias, a presença dessas marcas é limitada, sem casas de apostas no espaço principal de clubes na Espanha, Alemanha e França. Apenas um clube na Itália, o Lecce, leva esse espaço para uma empresa do setor. Na temporada de 2023, onze equipes tinham o espaço “nobre” da camisa ocupado por empresas de apostas.