O novo ciclo da Seleção Braisleira para a Copa do Mundo de 2026 começou e o técnico Fernando Diniz realizou sua primeira convocação como interino. Com a ida de Neymar e muitos outros craques brasileiros para o futebol árabe, muitos ficaram na dúvida sobre se o técnico iria convocá-los ou se encerrariam seu ciclo.
Mesmo em um futebol bastante alternativo, o técnico Fernando Diniz surpreendeu e convocou dois atletas que atuam na Liga Saudita: o atacante Neymar, do Al Hilal, como já era esperado por ser o principal nome da Seleção nos últimos anos; e o zagueiro Ibañez, do Al Ahli, com quem já trabalhou em sua primeira passagem no Fluminense. Confira a escalação completa:
- Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Athletico), Ederson (Manchester City);
- Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco); Caio Henrique (Monaco) e Renan Lodi (Nottingham Forest).
- Zagueiros: Ibanez (Al-Ahli), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Nino (Fluminense);
- Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Joelinton (Newcastle) e Raphael Veiga (Palmeiras);
- Atacantes: Antony (Manchester United), Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Wolverhampton), Neymar (Al-Hilal), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid) e Vini Jr (Real Madrid).
A verdade é que uma reformulação bem grande foi feita, com nomes como Roberto Firmino, Fabinho, Malcom, Alex Telles e outros que foram para a Arábia Saudita, sem aparecer na lista, Fabinho por exemplo, esteve presente nos dois ciclos de Copa, em 2018 e 2022, assim como Firmino.
Além disso, nomes como Paquetá, Thiago Silva, Alexsandro e outros craques que eram tidos como figuras carimbadas, também ficaram de fora dessa convocação para os próximos amistosos do Brasil.