Em setembro de 2018, Ronaldo Fenômeno foi apresentado como o novo dono do Real Valladolid, da Espanha. Na ocasião, a equipe estava disputando a La Liga, na 16ª posição do certame, e o brasileiro comprou 51% das ações do clube, de acordo com informações da imprensa espanhola na época.
“Quero que todos façam parte deste clube e convido os torcedores a participarem desse projeto, dando ideias, opiniões, críticas e esperanças. Quero que façam parte do presente e do futuro do Real Valladolid. Contem com a gente para fazer com que o clube se consolide na primeira divisão e siga construindo sonhos. Com a união de todos, tenho certeza que será muito difícil ganhar da gente”, disse o ex-jogador em entrevista coletiva logo após a aquisição da equipe.
A equipe da cidade de Valladolid, que segue sob os domínios do ex-jogador brasileiro, foi fundado em 1928 através da junção de duas equipes: Real Unión Deportiva e Club Deportivo Español. E entre as conquistas do time do Fenômeno estão uma Copa da Liga Espanhola, na temporada 1983-84, dois títulos da Segunda Divisão e 5 da Terceira Divisão do Campeonato Espanhol.
Quanto Ronaldo pagou pelo Real Valladolid?
Para adquirir a equipe espanhola, Ronaldo investiu 30 milhões de euros (R$ 158,4 milhões na cotação atual), e assim assumiu o controle do clube, com a porcentagem de sua participação nas ações do Valladolid sendo de 51%.
Com Ronaldo, a equipe disputou a Segunda Divisão do Campeonato Espanhol e conseguiu o retorno à La Liga, mas na atual temporada, a equipe caiu mais uma vez no Campeonato Espanhol.
Após a queda, Ronaldo, que é presidente e dono do Valladolid, negou a possibilidade de vender a equipe.
“Não pensei em venda. Obviamente, o mercado está bastante quente, mas não sairei do Valladolid até que o tenha deixado no lugar onde quero deixar”, disse Ronaldo após o time ser rebaixado na temporada 2022-23.