Na última semana, o Athletico Parananense acertou a venda do atacante Vitor Roque para o Barcelona. O jovem de 18 anos assinou um contrato de seis anos com o time catalão, com a possibilidade de renovação por mais um. Considerado uma das grandes promessas do futebol mundial, Vitor rendeu uma quantia extraordinária aos cofres do Furacão.
O valor total do negócio pode chegar a 74 milhões de euros (R$ 395 milhões), sendo 30 milhões de euros fixos, 31 milhões em variáveis por desempenho individual e coletivo e mais 13 milhões em impostos, que serão pagos pelo clube catalão.
Caso as variáveis sejam acionadas, o negócio se torna o segundo maior da história do futebol brasileiro para o exterior, ficando atrás apenas de Neymar, que trocou o Santos pelo Barcelona em 2013, por valores que superaram os 90 milhões de euros.
Devido à problemas do Barcelona com o Fair Play Financeiro da La Liga e da UEFA, Vitor Roque irá se transferir ao time espanhol apenas em janeiro de 2024. Na atual temporada, o atacante soma 15 gols e 5 assistências em 30 partidas com a camisa do Athletico.
Futuros craques da Seleção Brasileira aparecem nos jornais pela Europa
Em confronto válido pelo Campeonato Brasileiro, Athletico-PR e Palmeiras empataram em 2 a 2, em partida realizada na Arena da Baixada. Apesar de polêmicas envolvendo a arbitragem, o embate ganhou destaque internacional por conta de dois atletas: Vitor Roque, do Furacão, e Endrick, do Verdão, considerados duas das maiores promessas do futebol mundial.
A repercussão maior aconteceu na imprensa espanhola, que tratou o duelo entre os dois atletas como uma prévia do que pode ser Barcelona x Real Madrid no futuro. Vitor Roque está perto de ser anunciado pelo time catalão, enquanto Endrick já está certo no clube merengue, se juntando ao Real Madrid no meio do ano que vem.
O jornal As, de Madri, disse que “as grandes apostas do futuro de Real Madrid e Barcelona foram protagonistas” do jogo. O jornal ainda destacou que “há muito tempo um jogo do Brasileirão não interessava tanto na Espanha”. Já o Marca, também de Madri, afirmou que as duas “futuras estrelas do Brasil” protagonizaram um dos melhores jogos da temporada do Campeonato Brasileiro.