A Conmebol definiu a sede das finais da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana de 2023. Pelo Twitter, Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, anunciou que o Rio de Janeiro e Montevidéu sediarão as competições, respectivamente.
“Por decisão do Conselho da CONMEBOL, a final da CONMEBOL Libertadores será realizada no Rio de Janeiro no estádio do Maracanã e a final da CONMEBOL Sul-Americana em Montevidéu. Duas partidas únicas que nos inspiram a Acreditar Sempre neste 2023!”, escreveu o presidente nas redes sociais.
Com a decisão, o Maracanã receberá a sua terceira decisão de Copa Libertadores. No passado, o estádio recebeu duas finais, uma em 2008 e outra recentemente, em 2020.
Finais de Libertadores no Maracanã
Antigamente, a Copa Libertadores possuía uma final realizada em dois jogos. A partir de 2019, com a final entre River Plate e Flamengo, o campeonato começou a utilizar o modelo de final única, com a intenção de transformar a final em um evento único.
Antes dessa mudança, tivemos o Fluminense levando uma decisão de Libertadores para o Maracanã em 2008, contra o LDU Quito. O time carioca venceu a partida, mas que acabou sendo derrotado nos pênaltis. Em 2021, já com as finais em partida única, o Maracanã recebeu a final de 2020 (disputado em 2021 por causa da pandemia da COVID-19) entre Palmeiras e Santos, jogo que levou o Palmeiras ao seu segundo título da Copa Libertadores.
O Maracanã chega a três decisões de Copa Libertadores com essa final, mas ele possui uma vasta lista de finais realizadas no estádio, considerando outros torneios. Já tivemos finais do Brasileirão (época em que havia mata-mata), da Copa do Brasil, da Copa América, da Copa do Mundo e a Final das Olimpíadas.