Na última semana, as oitavas de final da Copa do Brasil se encerram, com oito times conquistando a classificação para a próxima fase da competição. América-MG, Athletico-PR, Bahia, Corinthians, Grêmio, São Paulo, Flamengo e Palmeiras aguardam o sorteio que definirá os confrontos das quartas de final, que serão disputados em julho.
A data-base para as partidas de ida da próxima fase é 5 de julho, como aponta o calendário da CBF. Já a volta está prevista para o dia 12 de julho. Ou seja, a competição terá um intervalo de mais de um mês até sua próxima fase, algo que foi motivado pela pausa do calendário brasileiro por conta da Data Fifa, em junho.
O sorteio ainda não possui uma data definida para ser realizado. Para as oitavas de final, o sorteio foi realizando exatamente uma semana depois do fim da terceira fase. A Copa do Brasil se encerra apenas no dia 23 de setembro, quando será disputado o jogo de volta da finalíssima da competição.
Saiba como foram as oitavas de final da Copa do Brasil
As oitavas de final da Copa do Brasil foram recheadas de grandes confrontos. Em um dos embates mais badalados, o Flamengo enfrentou o Fluminense; após um empate por 0 a 0 no jogo de mando tricolor, o time rubro-negro lotou o Maracanã e conseguiu uma vitória por 2 a 0 na volta.
No duelo entre dois dos maiores campeões da competição, o Cruzeiro surpreendeu ao sair de Porto Alegre com um empate por 2 a 2 contra o Grêmio no jogo de ida. Porém, a Raposa foi derrotada por 1 a 0 pelo Tricolor Imortal em pleno Mineirão.
Em um dos confrontos mais emocionantes, o Corinthians se recuperou de uma derrota por 2 a 0 fora de casa para o Atlético-MG e conseguiu forçar as penalidades ao terminar o tempo regulamentar com o mesmo placar. Na disputa de pênaltis, o Timão levou a melhor e conquistou a classificação.
Outros quatro times que conquistaram a classificação nas penalidades foram Bahia, São Paulo, América-MG e Athletico-PR. Os quatro times eliminaram Santos, Sport, Internacional e Botafogo, respectivamente.
Por fim, o Palmeiras foi derrotado por 1 a 0 para o Fortaleza no jogo de volta, realizado no Castelão. No entanto, o placar de 3 a 0 na ida foi o suficiente para o time alviverde conquistar a classificação.