Em semana de grandes revelações ao futebol mundial, a Fifa compartilhou aos seus filiados que o sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes está previsto para ser realizado entre junho e julho de 2024, um ano antes da competição. Em um primeiro momento, ainda definindo detalhes, a cerimônia ocorreria apenas ao final da temporada, mais perto do torneio.
O novo Mundial de Clubes chama a atenção dos torcedores e vira desejo para grande parte das equipes espalhadas pelo mundo. No total, serão 32 participantes, e pela primeira vez, acontecerá nos Estados Unidos, entre 5 de junho e 13 de julho de 2025. As expectativas são grandes, e ainda será definida uma cidade do país-sede, para que o evento possa se desdobrar.
As regras também serão compartilhadas aos torcedores, como quais clubes caminharão como os cabeças de chave. Vale ressaltar que três clubes brasileiros já estão classificados para a competição: Palmeiras, Flamengo e Fluminense, campeões das últimas edições da Copa Libertadores da América. Para o Tricolor, a conquista foi a primeira de toda a sua história.
Mundial pode surpreender em valores
Atlético-MG, Grêmio, São Paulo e Botafogo ainda contam com a oportunidade de ir em busca da quarta vaga, caso vençam a Copa Libertadores da América de 2024. Além disso, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) disponibilizará mais duas vagas, via ranking, que já não poderão ficar entre as equipes do futebol brasileiro.
Vale ressaltar que já tem mais de dois classificados via título continental. Boca Juniors-ARG e River Plate-ARG caminham entre os grandes favoritos para se garantirem no Mundial pensando no ranking. A Fifa vem estudando uma receita de US$ 2,5 bilhões (R$ 12,4 bilhões) para o novo Mundial de Clubes. contando com 12 vagas da Europa e seis da América do Sul.