A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) tomou uma decisão crucial para a grande final da CONMEBOL Libertadores 2023. No dia 9 de outubro de 2023, a entidade definiu que a partida decisiva do campeonato será entre Fluminense e Boca Juniors. Além disso, também estabeleceu o horário em que a bola vai rolar: às 17h (de Brasília), diretamente do Maracanã.
O palco mítico do futebol brasileiro novamente sediará uma batalha épica pelo título continental. É sempre uma festa para o futebol quando o Maracanã recebe a grande final da Libertadores. Neste ano, as todas as atenções estarão voltadas para o duelo entre o clube carioca Fluminense e o tradicional Boca Juniors, da Argentina, que acontecerá no dia 4 de novembro de 2023.
A final da CONMEBOL Libertadores 2023 tem um significado especial para os dois clubes. De um lado, o Fluminense buscará sua primeira conquista continental, após ter ficado com o vice-campeonato em 2008, no mesmo estádio Maracanã e contra a LDU. O Boca Juniors, por outro lado, busca atingir seu sétimo título, o que o colocaria em pé de igualdade com o Independiente, também da Argentina, como maior campeão sul-americano.
A vitória neste embate não confere apenas o prestígio do título da Libertadores, mas também garante duas classificações aos Mundiais de Clubes da FIFA. Ou seja, quem levantar a taça no final da partida disputada em 4 de novembro garantirá sua vaga no Mundial de 2023, que acontece em dezembro deste ano, e no futuro “Supermundial”, marcado para 2025 e que contará com a presença de 32 times.