O VAR (Árbitro de Vídeo) foi implementado pela primeira vez em uma competição oficial da FIFA durante a Copa do Mundo de 2018, realizada na Rússia. Desde então, tem sido adotado em diversos torneios ao redor do mundo. No Brasil, o VAR estreou nas quartas de final da Copa do Brasil de 2018. Antes disso, ele foi testado em alguns jogos estaduais.
Um desses jogos aconteceu na final do Campeonato Pernambucano de 2017, entre Salgueiro e Sport, sendo a primeira partida do futebol brasileiro a contar com o uso do VAR. O árbitro Péricles Bassols foi o encarregado de revisar os lances na cabine do VAR, acompanhado de Manoel Serapião Filho e Alício Pena Júnior.
No duelo de ida, realizada em 28 de maio de 2017, o VAR teve um papel importante ao ajudar na marcação correta de um pênalti a favor do Salgueiro, que converteu a cobrança e venceu o jogo por 1 a 0.
Porém, na partida de volta, houve uma controvérsia envolvendo o árbitro de vídeo. Aos 23 minutos do segundo tempo, um gol do Salgueiro foi anulado pelo VAR, alegando impedimento do atacante Álvaro. Essa decisão gerou revolta entre os jogadores e a torcida do Salgueiro, que protestaram contra a arbitragem.
Apesar do incidente, o VAR utilizado na final do Campeonato Pernambucano foi considerado positivo pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).