Após garantir sua vaga na semifinal com uma vitória por 3 a 1 sobre o Olimpia-PAR, fora de casa, o Fluminense está prestes a reencontrar um velho adversário na Copa Libertadores, 11 anos depois. O adversário do Tricolor será o Internacional, que já foi seu rival na edição de 2012.
Naquela ocasião, as equipes se enfrentaram nas oitavas de final do torneio, e o Fluminense saiu vitorioso. Depois de um empate sem gols no Beira-Rio, o Tricolor conseguiu virar o jogo contra o Colorado no Rio de Janeiro, vencendo por 2 a 1, em uma partida disputada no Estádio Nilton Santos.
Aos 14 minutos do jogo, Oscar fez um passe para Leandro Damião, que acertou um belo chute de fora da área, colocando o Internacional em vantagem. No entanto, dois minutos depois, Thiago Neves cobrou uma falta na área, e Leandro Euzébio desviou a bola para empatar a partida. Neste momento, a vantagem ainda estava com os visitantes. Contudo, aos 45 minutos do primeiro tempo, em outra cobrança de falta na área, Fred cabeceou a bola para virar o placar e classificar o Tricolor.
O último encontro entre as equipes aconteceu em março de 2016, durante a semifinal da extinta Primeira Liga. Após um empate no tempo regulamentar, Diego Cavalieri se destacou na disputa de pênaltis, garantindo a vitória por 4 a 3 para o Fluminense e a vaga na final.
Diniz mandou a real
No entanto, na fase seguinte, o Fluminense acabou sendo eliminado pelo Boca Juniors-ARG.
É importante destacar que esse confronto pode se repetir caso o Fluminense supere novamente o Internacional. Os argentinos estão na outra semifinal enfrentando o Palmeiras. Será a quarta vez que as equipes se enfrentarão em uma fase eliminatória. Nas ocasiões anteriores, o Internacional levou a melhor, no Campeonato Brasileiro de 1975 e na final da Copa do Brasil de 1992.
Fernando Diniz, técnico do Fluminense, analisou o confronto: “O Internacional é um adversário de grande tradição, um dos maiores do Brasil e da América do Sul. Temos tudo para ter grandes jogos, com jogadores talentosos, um treinador competente e um time que sabe jogar a Libertadores. Essa será uma disputa completamente aberta.”
As equipes iniciarão a disputa pela vaga na grande final em 27 de setembro, no Maracanã, com o jogo de volta marcado para 4 de outubro, no Beira-Rio. Ambas as partidas estão agendadas para às 21h30 (horário de Brasília).