O Campeonato Argentino 2022 já começou. Uma das ligas mais tradicionais da América do Sul, gigantes do futebol como Boca Juniors, River Plate e Racing disputam mais um título nacional, neste que é ranqueado como um dos 10 melhores campeonatos do mundo pela IFFHS.
O River Plate é o clube que mais tem conquistas do Campeonato Argentino, com 37 títulos. Logo depois, vem sem maior rival, o Boca Juniors, com 34. Racing Club e Independiente aparecem em seguida, com 18 e 16 títulos, respectivamente.
O Campeonato Argentino, também conhecido como Liga Profissional, é dividido em duas partes: “Apertura”, disputado no primeiro semestre, e “Clausura”, disputando no segundo. Antes, os campeões de cada um deles eram considerados campeões argentinos, mas a partir de 2012-13, a AFA mudou ambos para “torneio inicial” e “final”. Os campeões de ambos se enfrentam para decidir o vencedor da Superliga.
O Boca Juniors foi o campeão do Torneio Inicial após vencer o Tigre na final por 3 a 0. Até o momento, o Gimnasia e o Newell’s Old Boys são os líderes da segunda fase, com vantagem para o Gimnasia, após seis rodadas.
E como os “hermanos” estão na Libertadores?
Na maior competição continental da América do Sul, os argentinos seguem vivos: dos 16 participantes das oitavas de final, seis são argentinos.
Hoje, terça-feira (5), o Boca Juniors recebe o Corinthians no La Bombonera após o jogo da ida ter sido 0 a 0. Colón e Talleres se enfrentam em uma chave totalmente argentina, assim como River Plate e Vélez Sarsfield. O Estudiantes também recebe o Fortaleza nesta quinta-feira (7), às 21h30.