O futebol é o maior esporte do mundo, sendo praticado nos quatro cantos do planeta, desde crianças até adultos. A sua origem é bastante peculiar, pois, apesar de ter sido inventado na Inglaterra no século XIX, há registros da prática da modalidade muito antes na China, cerca de 5 mil anos. Além disso, também há registros históricos de prática por japoneses, egípcios, gregos e romanos.
Para ter uma noção do tamanho da influência do esporte, hoje, de acordo com dados da Federação Internacional de Futebol (FIFA), cerca de 270 milhões de pessoas atuam em atividades relacionadas, seja jogador ou até mesmo árbitro.
Futebol no Brasil
Na América, também existem registros de esportes similares disputados entre povos mesoamericanos (região que hoje conta com México e América Central). No Brasil, o futebol só chegou no fim do século XIX, por Charles Miller.
O brasileiro passou por um tempo de estudo na Inglaterra e em sua volta, em 1894, trouxe conhecimentos e equipamentos como bolas, uniformes e um livro com as regras estabelecidas no futebol para o Brasil. Por conta desse movimento, Charles Miller é conseiderado nos dias de hoje, o pai do futebol no país.
Desde então, o Brasil vem revolucionando o futebol, com grandes craques, como o Rei Pelé, que é considerado o maior da história do esporte. Além disso, detém o recorde de Seleção que mais venceu a Copa do Mundo, com cinco conquistas e também é visto como grande exportadora de craques a nível mundial, como Neymar, Vini JR, Paquetá, Rodrygo, Gabriel Jesus, entre outras estrelas do mundo europeu