No futebol moderno a posição de ala vem sendo cada vez mais usada nos esquemas táticos por conta das diversas variações possíveis dentro das quatro linhas. No entanto, muitas pessoas ainda não entendem a função que os alas desempenham dentro de campo. Confira três importantes atribuições de jogadores que atuam nessa posição:
- Avançar pelo flanco: Os alas normalmente atuam nas posições mais externas do campo, nas laterais. Sua principal função é avançar pelo flanco, buscando espaço para cruzar a bola para a área adversária.
- Apoiar na defesa: Embora tenham um papel ofensivo importante, eles também são esperados para ajudar na defesa. Isso inclui marcar os alas adversários, acompanhar os avanços dos laterais adversários e ajudar a equipe a recuperar a posse da bola.
- Versatilidade: Em sistemas táticos modernos, podem ser solicitados a variar suas funções, como recuar para ajudar na construção de jogo a partir da defesa ou até mesmo se deslocar para o centro do campo para criar jogadas.
Vale ressaltar que a posição é bastante usada em esquemas de 3 zagueiros, ou em uma configuração a parte dentro do jogo. Isso porque as atribuições defensivas geralmente são menos exploradas e assim, pode ter um homem mais próximo para fazer a cobertura.
No ataque, os alas avançam e são opção para os meias de criação chegando constantemente à linha de fundo quando o time não possui pontas. Em casos que os extremas são utilizados, os alas atuam na criação pelo meio.
Na defesa, podem funcionar em um esquema de 4-4-2, quando um volta para formar linha com os zagueiros e outro no meio de campo,ou então em uma linha de 5 defensores, ambos formando essa formatação.