Ter uma boa categoria de base é sinal que bons frutos virão e os clubes que mais revelam jogadores no mundo não precisam se preocupar com mercado ou com falta de peças na equipe principal.
Seja por condições financeiras ruins ou por visar grandes lucros com vendas de jogadores, a categoria de base tem sido uma grande ferramenta que ajuda a manter clubes de futebol em atividade.
Hoje, vamos conferir, um levantamento feito pelo CIES Football Observatory e publicado pelo jornalista Gustavo Hofman, da ESPN, que apresenta as equipes que mais revelaram atletas para o futebol, até o ano de 2016.
Vale lembrar que para o jogador ser considerado da base de algum time, ele precisa ter ficado na equipe por ao menos três temporadas entre os 15 e 21 anos.
Quem lidera o ranking é o Ajax, da Holanda. O clube de Amsterdã possuí um grande centro das categorias de base e já arrecadou milhões de euros com vendas de atletas revelados. Na sequencia estão dois clubes do leste europeu: Partizan Belgrado, da Sérvia, e Dínamo Zagreb, da Croácia.
Confira os clubes que mais revelam jogadores no mundo
- Ajax – Holanda
- Partizan – Sérvia
- Dínamo Zagreb – Croácia
- Sporting – Portugal
- Barcelona – Espanha
- Real Madrid – Espanha
- Dínamo de Kiev – Ucrânia
- Sparta Praga – Republica Tcheca
- Dínamo Minsk – Belarus
- Hajduk Split – Croácia
Se levarmos em conta apenas as cinco grandes ligas europeias (Premier League, Bundesliga, La Liga, Série A e Ligue 1), o cenário é um pouco diferente; confira
Top-5 Ligas Europeias
- Real Madrid – Espanha
- Barcelona – Espanha
- Manchester United – Inglaterra
- Lyon – França
- Athletic Bilbao – Espanha
- Real Sociedad – Espanha
- Roma – Itália
- Arsenal – Inglaterra
- Monaco – Mônaco
- Rennes – França