O Brasileirão é um celeiro de grandes jogadores. A cada edição da principal competição do futebol brasileiro, jovens promessas são reveladas, craques são consagrados e os melhores são valorizados no mercado da bola, seja para conseguir uma boa transferência ou uma renovação de contrato mais vantajosa.
O “Portal dos Times” tem ido em busca dos principais números e estatísticas do Brasileirão, a fim de revelar os melhores times e jogadores da competição. Confira:
Para sabermos quem foi o jogador mais decisivo do Brasileirão, é necessário descobrir quem foram os atletas com mais minutos em campo durante a competição.
Cano, do Fluminense, e Dudu, do Palmeiras, disputaram todas as 38 rodadas, mas foram muito substituídos. O zagueiro Luciano Castán, do Coritiba, disputou 35 jogos, mas ficou em campo por 3.351 minutos. Não foi substituído em nenhuma partida e, quando foi expulso, contra o Atlético-GO, o cartão só foi mostrado aos 48 minutos do segundo tempo.
Gustavo Scarpa, do Palmeiras, foi o maior garçom do campeonato. Fez 106 assistências para finalização de companheiros que resultaram em 16 gols. Esse montante de bolas para seus colegas de equipe concluírem em gol é 47% maior do que conseguiu fazer o segundo colocado desse ranking, o colombiano Jhon Arias, do Fluminense, que fez 72 assistências para finalizações, com dez virando gols.
É na precisão em endereçar a bola aérea que se esconde o diferencial de Scarpa. Ele e Arias fizeram o mesmo número de assistências rasteiras: 31. Mas no jogo aéreo, Scarpa fez 83% mais (75 contra 41). Dos 16 gols marcados pelo Palmeiras com assistências de Scarpa, dez foram pelo alto (62%).
Para encerrar, as grandes estrelas do Brasileirão: os jogadores que mais participaram de gols contando também as assistências. E ninguém brilhou tanto quanto Germán Cano, do Fluminense. Artilheiro do Brasileirão com 26 gols, ele ainda deu duas assistências para companheiros.
Participou diretamente de cinco gols a mais do que Gustavo Scarpa, que brilhou nas assistências, assim como Arias, parceiro de Cano. Entre eles, Pedro Raul, do Goiás, e Calleri, do São Paulo, se destacaram pelos gols marcados. Confira abaixo os jogadores mais participativos na festa do gol.