Uma particularidade da Libertadores da América que talvez não se encontre em nenhuma outra competição mundo afora são as partidas na altitude. Com o ar rarefeito, muitos jogadores sentem tonturas, enjoo e veem seu rendimento cair drasticamente o que, por vezes, acaba interferindo diretamento no resultado das partidas.
Por isso e por conta da questão física, já que muitos especialistas dizem ser prejudicial praticar esportes de alto rendimento em locais cuja altitude seja muito elevada, diversos clubes são contra a realização de partidas nesses estádios.
E quatro dos sete times brasileiros na Libertadores 2023 terão de lidar com a altitude já na fase de grupos da competição. Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Corinthians terão adversários que jogam acima do nível do mar, uma preocupação recorrente para equipes do Brasil na competição.
O maior deslocamento será de Palmeiras e Fluminense. Os times terão de ir a La Paz, capital da Bolívia, para enfrentar Bolívar e The Strongest, respectivamente. A altitude é de 3.600 metros acima do nível do mar.
Flamengo e Corinthians terão desafios em Quito, no Equador. Eles enfrentarão, respectivamente, Aucas e Independiente del Valle. Na capital equatoriana, a altitude é de 2.800 metros acima do nível do mar.
Veja a lista dos estádios com maior altitude na Libertadores 2023:
Hernando Siles (Bolívar e The Strongest, La Paz, Bolívia): 3.600 metros;
Gonzalo Pozo Ripalda (Aucas, Quito, Equador): 2.800 metros;
Banco Guayaquil (Independiente del Valle, Quito, Equador): 2.800 metros;
Monumental Virgen de Chapi (Melgar, Arequipa, Peru): 2.300 metros.