Puyol deixa aposentadoria de lado e volta com tudo para o futebol

Considerado um dos zagueiros mais completos do futebol mundial e nome respeitado nos gramados, o espanhol Carles Puyol voltou aos gramados neste fim de semana. Aos 46 anos, o ex-defensor esteve em campo a convite do Barcelona de Guayaquil (Equador) para a tradicional “noite amarela”, evento onde o clube, desde 2016, convoca uma estrela para apresentar a equipe na temporada.

Campeão da Copa do Mundo de 2010 com a Espanha, Puyol usou a camisa 100 em alusão ao centenário da equipe equatoriana. Ele começou o jogo como titular e participou do evento por cerca de 30 minutos, formando dupla de zaga com Xavier Arreaga, uma das contratações da equipe para a atual temporada. O Barcelona venceu o Emelec pelo placar de 1 a 0. Em suas redes sociais, o espanhol compartilhou um pouco da experiência.

“Já tinha ouvido falar da noite amarela mas nunca pensei que seria um evento tão especial. Hoje joguei com o Barcelona na apresentação deles, com campo cheio e totalmente tingido de amarelo. Um clube de raízes catalãs que comemora o seu centenário, 100 anos de paixão e amor pelo futebol, o que demonstra mais uma vez o poder deste esporte em todos os cantos do mundo. Obrigado por me convidar para fazer parte desta noite mágica e por me tratar tão bem”, escreveu Puyol.

Puyol viveu uma carreira consolidada nos gramados

Revelado pelas categorias de base do Barcelona (da Espanha), Puyol dedicou toda sua carreira aos Culés. Ao todo, somando base e profissional, foram quase 20 anos dedicados ao clube espanhol com uma série de títulos ao longo da carreira. Dentre eles: seis taças de La Liga, três UEFA Champions League e dois títulos do Mundial de Clubes.

Além disso, Puyol teve grande passagem pela seleção da Espanha. Por muito tempo capitão de “La Roja”, o ex-zagueiro ajudou seu país a se sagrar campeão da Eurocopa (2008) e da Copa do Mundo (2010), vencendo todas as partidas do mata-mata pelo mesmo placar (1 a 0).