A próxima edição da Copa América está programada para ocorrer em 2024, nos Estados Unidos. Inicialmente, a competição estava planejada para ser realizada no Equador, mas os planos foram alterados. O torneio contará com a participação de 16 seleções, sendo 10 equipes da América do Sul e seis times convidados da América Central e América do Norte.
É importante mencionar que os EUA já serão sede da próxima Copa do Mundo. Dessa forma, a Copa América representará uma ótima oportunidade para os norte-americanos realizarem testes e preparações visando ao maior torneio de futebol do mundo.
Essa será a segunda vez na história que os Estados Unidos sediarão o torneio continental da América do Sul. A Copa América está programada para ocorrer entre os dias 20 de junho e 14 de julho de 2024.
As seleções da Conmebol (lista abaixo) e mais seis equipes convidadas da Concacaf participarão do evento. As seleções da Conmebol são: Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Peru, Paraguai, Equador, Uruguai, Bolívia e Venezuela.
As seis seleções convidadas da Concacaf serão definidas em um torneio a ser disputado em setembro deste ano.
Aumentaram as chances da Copa do Mundo de 2030 ser na América do Sul
Recentemente, a Arábia Saudita confirmou que irá retirar sua candidatura para sediar a Copa do Mundo de 2030. Segundo apuração do jornal “Marca”, a confirmação foi dada por meio do chanceler Faisal bin Farhan Al Saud.
O país árabe pretendia fazer uma candidatura conjunta com Grécia e Egito para sediar o Mundial. O Ministro de Relações Exteriores saudita já comunicou a desistência para ambos os países. A decisão é surpreendente, já que a Arábia Saudita tem investido em contratações de peso nos últimos meses.
Desta forma, a América do Sul aumenta sua chance de sediar a Copa de 2030. Isso porque as única duas candidaturas que seguem oficializadas para a competição são: Espanha-Portugal-Marrocos e Argentina-Uruguai-Paraguai-Chile. A eleição da sede será realizada em setembro de 2024.
A candidatura conjunta dos quatro países sul-americanos foi oficializada em 2022. O interesse de Argentina e Uruguai em sediar o Mundial nesse ano vinha sendo discutido desde 2017. O Paraguai entrou na união no mesmo ano, e o Chile, em 2019.