Todos os anos jovens jogadores brasileiros são comprados por clubes europeus sob a perspectiva de um grande retorno. No entanto, muitos acabam não vingando de cara, e demoram um pouco até alcançarem renome no exterior. Pensando nisso, separamos uma lista com promessas do futebol brasileiro que estão na Europa e talvez você não se lembre.
O futebol brasileiro é palco de um cenário clássico de venda de jovens atletas. O movimento é o seguinte: um jogador com pouco mais ou menos de 20 anos de idade se destaca pelo clube em uma ou duas temporadas e logo é vendido para o exterior. Certeza que se você parar para pensar no seu time do coração, irá lembrar de casos recentes como o citado.
Acontece que nem sempre essas vendas de jovens jogadores brasileiros para a Europa ocorrem para grandes times. São poucos que saem do Brasil rumo aos principais clubes europeus, como foi o caso de Neymar (do Santos para o Barcelona) ou Vinícius Júnior (do Flamengo para o Real Madrid).
Sendo assim, aqueles que são vendidos para equipes européias menores, como foi recentemente o caso de Luiz Henrique (do Fluminense para o Real Bétis), acabam ficando um tempo longe do radar do torcedor. Mas isso não significa que eles estejam em fase ruim, ou que deixem de ser grandes promessas para a seleção.
Dito isso, confira promessas do futebol brasileiro que estão na Europa e talvez você não se lembre:
Malcom – Zenit
Revelado pelas categorias de base do Corinthians, o atacante Malcom surgiu como uma verdadeira aposta em Itaquera. Bastaram dois anos com a equipe profissional do Timão para que ele fosse vendido para o Bordeaux, da França, onde fez três ótimas temporadas.
Aquela altura, Malcom ainda estava fresco na memória do torcedor brasileiro. No entanto, foi na temporada 2018/2019, quando ele foi comprado pelo Barcelona, que curiosamente se tornou uma das jovens promessas do futebol brasileiro que estão na Europa e talvez não se lembre.
Isso porque mesmo no Barcelona, o jovem atacante brasileiro passou a grande maioria dos jogos no banco de reservas. Isso fez com que ele ficasse somente uma temporada com os Culés e, logo em seguida, fosse vendido para o Zenit, da Rússia. Apesar de ter um bom desempenho na equipe russa, o atleta acabou sendo pouco lembrado pelos torcedores do Brasil.
Somente em 2021, quando foi convocado para a seleção brasileira na disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio, é que Malcom voltou a ficar em evidência. Mesmo estando no banco de reservas, o atacante, que hoje está com 25 anos de idade, entrava muito bem nas partidas e, inclusive, marcou o gol do título do Brasil em cima da Espanha.
Reinier – Borussia Dortmund
A geração do Flamengo de 2017/2018 foi marcada não apenas pela ascensão de Vinícius Júnior como, também, de outro jovem atleta. Estamos falando do meia Reinier, que despontou como uma das grandes promessas do Mengão, tendo marcado seis gols e dado duas assistências em seu primeiro ano como profissional – em 15 partidas.
O bom desempenho de Reinier, que vinha se destacando desde as categorias de base, fez com que ele fosse comprado na temporada 2019/2020 pelo Real Madrid. Assim como Vinícius Júnior, o meia começou a sua passagem pela Espanha na equipe B dos merengues. No entanto, não teve a mesma oportunidade entre os titulares.
Um ano depois de ser comprado pelo Real Madrid, o jovem jogador acabou sendo emprestado para o Borussia Dortmund, da Alemanha. Lá, ele ficou como banco de reservas por duas temporadas e, portanto, acabou se tornando uma das promessas do futebol brasileiro que estão na Europa e talvez você não se lembre.
Reinier também chegou a ser convocado para integrar a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio, mas não se destacou. Com contrato com o Real Madrid até 2026, ele está prestes a ser emprestado para o Benfica. Atualmente com 20 anos de idade, ele segue sendo uma promessa – mas que ainda não vingou e, aos poucos, vai caindo no esquecimento.
Paulinho – Bayer Leverkusen
Os anos 2010 foram excelentes para a formação de bons jogadores no Rio de Janeiro. Não só o Flamengo se destacou nesse período como, também, o Vasco. O Gigante da Colina foi o clube de formação de Paulinho, atacante que também corre como uma das promessas do futebol brasileiro que está na Europa e talvez você não se lembre.
Paulinho subiu para a equipe principal do Vasco em 2017, permanecendo no clube até 2018. Nesses dois primeiros anos com o Gigante da Colina, o atacante teve um desempenho interessante: 7 gols e 4 assistências em 35 jogos. Com isso, logo na temporada 2018/2019, ele foi vendido para o Bayer Leverkusen da Alemanha.
Paulinho segue no Bayer Leverkusen até os dias de hoje, mas acabou caindo um pouco no esquecimento do torcedor brasileiro. Isso porque ele não teve um grande destaque na Alemanha, marcando poucos gols e disputando poucas partidas também. O atleta, inclusive, não renovará o seu contrato e deve estar livre no mercado em breve.
O atacante brasileiro voltou a ter destaque durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, quando marcou em partidas importantes com o Brasil. Com 21 anos de idade, ele continua sendo uma promessa que está na Europa, mas que poucos realmente se lembram.
David Neres – Benfica
E para finalizar a lista de jovens promessas do futebol brasileiro que estão na Europa e talvez você não se lembre, temos o atacante David Neres. Formado nas categorias de base do São Paulo, Neres se destacou por diversos anos nos campeonatos sub e, em 2016, no seu primeiro ano como profissional, marcou três gols em oito jogos.
O bom desempenho do atleta fez com que ele logo chamasse a atenção do Ajax. Não foi preciso nem uma temporada completa com a camisa do São Paulo para que ele fosse para a Holanda – primeiro para o time B e, ainda na temporada 2016/2017, subindo para a equipe principal.
Em 2017/2018, David Neres conquistou a titularidade no Ajax e se tornou, inclusive, um dos principais jogadores da equipe holandesa. Naquela temporada, marcou 14 gols e deu 12 assistências em 37 jogos. Na seguinte, foram 12 gols e 12 assistências em 50 jogos. No entanto, a partir de 2019/20, ele começou a perder espaço.
Neres começou a ir para o banco e, quando Antony chegou ao clube, em 2020, já se tornou reserva por definitivo. Com isso, o atacante começou a cair no esquecimento do torcedor brasileiro, justamente por não jogar com tanta frequência. Em 2022 ele foi vendido para o Shakhtar Donetsk, mas não jogou por conta da guerra na Ucrânia.
Atualmente com 25 anos de idade, ele está no Benfica de Portugal. Apesar dos últimos anos apagados, longe dos holofotes, ele continua sendo uma jovem promessa do futebol brasileiro.