O West Ham, da Inglaterra, que disputa a Premier League (1ª divisão da Inglaterra) apresentou nesta quinta-feira, 12 de janeiro, o zagueiro Luizão, de apenas 20 anos. O jogador contratado junto ao São Paulo assinou contrato com os ingleses até o meio de 2026. A princípio, Luizão vai integrar o time sub-23 do West Ham, para que ganhe experiência e se adapte o mais rápido possível ao futebol jogado na Inglaterra.. O jogador tinha estreado no Tricolor Paulista ainda em 2022 e disputou 20 partidas pelo clube do Morumbi.
O jovem jogador tinha contrato apenas até o fim de janeiro e já havia se acertado com o clube inglês. Para liberar o atleta agora, o clube do Morumbi topou ficar com 15% dos direitos do jogador, na expectativa de ter receita com uma possível venda futura. O contrato de Luizão com o West Ham contém uma cláusula que permite uma renovação automática por mais duas temporadas.
O acordo entre os clubes já estava selado há mais de um mês, restando apenas alguns detalhes para que o negócio fosse concluído após a abertura da janela de transferências europeia. Após a realização dos exames médicos, o zagueiro foi anunciado pelo West Ham e é considerado uma joia para o futuro do clube.
Ex-jogador do São Paulo terá a companhia de outros dois brasileiros no West Ham
No West Ham, Luizão terá a companhia dos brasileiros Lucas Paquetá e do naturalizado italiano Emerson Palmieri. O jogador foi formado no CT de Cotia, mas não era visto com um dos zagueiros mais promissores da base – tanto que, no ano passado, estendeu seu vínculo por só mais um ano.
Nessa temporada, porém, subiu ao profissional e ganhou chances com o técnico Rogério Ceni, principalmente na reta final do Campeonato Brasileiro, quando lesões desfalcaram a defesa do Tricolor Paulista. A diretoria são-paulina tentou renovar o contrato de Luizão, mas ele já havia decidido se mudar para a Europa.