O Futebol Clube do Porto, próximo adversário do time espanhol Barcelona, está chegando ao seu próximo confronto na Champions League em meio a um conflito na Primeira Liga Portuguesa. A consequência do derby da última sexta-feira, em que o Benfica saiu vitorioso por 1-0, resultou em grandes insatisfações referentes às arbitragens.
A insatisfação é tanta que o time treinado por Sérgio Conceição solicitou uma audiência com o Conselho de Arbitragem de Portugal para discutir as últimas ações das arbitragens. No jogo contra o Benfica, o Porto lamentou amargamente a expulsão de Cardoso no minuto 19 e como o VAR “tentou” deixá-los com apenas nove jogadores antes do intervalo.
Problemas no futebol português e a posição do Benfica
Esses fatos, associados aos acontecimentos ocorridos no domingo entre o Sporting e o Farense, onde os lisboetas venceram e assumiram a liderança com um pênalti polêmico, atiçaram o Porto a afirmar que os erros estão “adulterando os resultados do campeonato”.
Em meio a tantos ataques, o nome do ex-jogador do Real Madrid, Pepe, também surgiu, apesar do zagueiro não ter jogado contra o Benfica. No entanto, uma postagem em suas redes sociais mostrando um circo e uns palhaços foi interpretada pelo coletivo arbitral como uma ofensa, embora o jogador negue que essa fosse sua intenção.
O Benfica se posiciona
Do lado do Benfica, que também compete na Champions League contra a Inter de Milão, tomarão as acusações de seu rival histórico como uma piada. O clube aproveitou o boletim informativo do clube para negar as suspeitas sobre o coletivo de arbitragem e falar sobre o “choro” de seus concorrentes.
O que é inegável é que a Primeira Liga Portuguesa viveu vários episódios controversos nesta temporada. Um dos mais notáveis, com o Porto entre os envolvidos, foi de um árbitro anulando um gol após falar ao telefone durante o jogo, embora tenha sido explicado que a cena surpreendente foi devido a uma falha nos intercomunicadores.