Como jogador de futebol, Roque Júnior foi pentacampeão mundial com a seleção brasileira, e após pendurar suas chuteiras, começou seus estudos para se tornar treinador de futebol, tendo algumas experiências na função sem muito sucesso. Além disso, o ex-defensor foi comentarista esportivo da TV Globo entre 2021 e 2022.
Roque Jr, ao longo de sua carreira, defendeu equipes como Palmeiras, Milan, Leeds United, Siena, Bayer Leverkusen, dentre outros.
Pela seleção brasileiro, o ex-zagueiro realizou 49 jogos entre os anos 1999 e 2005. E com o escrete canarinho, Roque Jr conquistou a Copa do Mundo de 2022 e a Copa das Confederações em 2005. Além disso, ele é o 10º zagueiro com mais jogos pela brasileira.
Durante a Copa das Confederações de 2005, Roque Jr teria tido um certo desentendimento com o então narrador titular da TV Globo Galvão Bueno por conta de uma cobrança.
Veja o que disse Roque Jr sobre a ‘treta’ com Galvão Bueno
Em entrevista realizada ao UOL em 2013, Roque Jr abriu o jogo sobre o desentendimento com Galvão e disse não ter mais falado com o narrador e apresentador do Canal do GB do YouTube desde então.
“Não, nunca mais falei. Foi um momento que eu senti que era para falar e falei, mas também antes disso nunca tive um relacionamento com ele, o meu relacionamento com ele continua sendo o mesmo que eu tinha antes, ou seja, nenhum”, disse. “A imprensa forma a opinião, então eu acho que quando se cobra de um treinador, se cobra de um atleta, de um dirigente, a imprensa também tem que ser cobrada, porque ela tem que ter a consciência que ela forma opinião”, acrescentou.
“Acho que é fundamental o papel da imprensa, ter o discernimento nisso aí, o negativo nosso (jogadores criticados) aqui é muito grande, eu acho que tem gente que acaba vivendo numa redoma e às vezes não consegue olhar de fora, você vive dentro”, completou.