Piloto que falar palavrão na Fórmula 1 corre risco de perder pontos em 2025

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgou uma regra polêmica na quarta-feira (22). A partir das novas diretrizes do código esportivo para 2025, eles destacam a inclusão de um apêndice no artigo 12.2 que prevê penas para os pilotos que falarem palavrões ou fizerem manifestações políticas e religiosas, além de outros detalhes.

As punições podem ir de multas até a suspensão por um mês e dedução de pontos no campeonato. A medida vale para todas as competições que são administradas pela FIA, incluindo a Fórmula 1. No caso da competição, os valores iniciais das multas serão multiplicados por quatro. Isso porque os pilotos contam com uma condição financeira superior.

A punição sobre o uso de palavrões está incluída no trecho “qualquer má conduta”, citado no apêndice divulgado previamente pela FIA. O artigo 20 do código esportivo define má conduta como uso de palarões, gestos ou sinais ofensivos.

“[Restrito] Uso geral de palavrões (escritos ou verbais), gestos ou sinais que sejam ofensivos, insultantes, grosseiros, rudes ou abusivos e que possam ser percebidos como grosseiros ou mal-educados, ou que causem ofensa, humilhem ou sejam inadequados”, divulga a FIA.

A aplicação da regra vai aumentando conforme a reincidência do piloto. No entanto, o documento aplicado pela FIA deixa claro que os comissários têm liberdade de analisar cada situação de forma individual, definindo a decisão mais adequada.

Verstappen sofre multa por postura na Fórmula 1

O piloto Max Verstappen já chegou a receber punição por conta de palavras proferidas em coletiva. Ele precisou cumprir punição se fazendo presente em um evento da Fórmula 1 em Ruanda. Após isso, o atleta chegou a fazer uma coletiva extraoficial do lado de fora no circuito de Marina Bay como forma de protesto e afirmou que “falaria menos”.