O clube de origem do goleiro senegalês Edouard Mendy, do Chelsea, espera um substancial aumento financeiro através de uma taxa de formação do jogador. Mendy jogou no clube francês AS Cherbourg de 2011 a 2014 antes de fazer sua mudança para o futebol inglês.
A transferência de Mendy para o Al-Ahli, da Arábia Saudita, foi oficializada na quarta-feira, e embora o valor da negociação não tenha sido divulgado, relatos da mídia apontam para uma quantia na região de 18,5 milhões de euros.
Como a venda de Mendy poderá ajudar o Cherbourg?
Como resultado do acordo, o AS Cherbourg deverá receber cerca de 270.000 euros, equivalente a 1,5% do valor da transferência, como parte da taxa de formação.
Numa situação financeira delicada, o clube foi recentemente rebaixado de National 3 pela DNCG, órgão financeiro do futebol francês. A esperança é que esse fluxo de dinheiro possa ajudar a estabilizar a situação financeira do clube.
E o clube já pode contar com esse dinheiro?
No entanto, o presidente do AS Cherbourg, Gérard Gohel, afirma que eles não estão contando com o dinheiro ainda. Ele observou que antes da decisão em recurso, a transferência precisaria ser notificada por escrito à câmara de compensação da FIFA, e esse processo pode levar de dois a três meses.
Apesar da incerteza, Gohel se diz satisfeito com a saída de Mendy para a Arábia Saudita. O Cherbourg já havia recebido uma taxa de formação substancial quando Mendy fez a transição do Stade Rennais para o Chelsea em 2020.
Com a Covid-19 prejudicando financeiramente muitos clubes ao redor do mundo, o pagamento da taxa de formação será um importante impulso financeiro para o clube francês que tenta voltar aos trilhos.