A novela pela definição do novo treinador da seleção brasileira deve se estender até o início das eliminatórias. As Eliminatórias Sul-Americanas começam em setembro e até lá a CBF quer definir o novo técnico.
A entidade não tem pressa para acertar com um novo treinador, pois planeja dar um “tiro certeiro” na contratação. Com isso, a CBF delimitou uma lista com cinco nomes para o cargo.
Lista de treinadores da CBF
O plano A e principal alvo da CBF no momento é o italiano Carlo Ancelotti. O presidente Ednaldo Rodrigues já disse que o atual treinador do Real Madrid é favorito para assumir o cargo.
Entretanto, a situação do italiano no Real Madrid dificulta as negociações. Ancelotti tem contrato até o meio de 2024 e o desempenho do clube merengue nesta temporada será decisivo para a permanência do treinador até o fim do atual vínculo.
O italiano agrada os jogadores e a direção da CBF, que vai tentar de tudo para contratá-lo. “Antes de partir para um plano B (para o comando da seleção), quero esgotar todas as possibilidades do plano A. Temos um compromisso com a sociedade e temos que ouvir os clamores”, disse Ednaldo.
Caso Ancelotti não assuma o cargo, a CBF trabalha com outros quatro nomes: Jorge Jesus, José Mourinho, Abel Ferreira e Fernando Diniz.
Todos os nomes são bem aceitos internamente e foram colocados como opções para o cargo. A negociação que seria mais complicada é a de José Mourinho, visto o ótimo trabalho que ele desempenha na Roma nesta temporada e não dá indícios de que pretende fazer uma mudança brusca na carreira neste momento.
O “plano B” da CBF vai depender do andamento das negociações com Ancelotti. Representantes da entidade esperam se reunir com o treinador em maio.