Os últimos brasileiros a aparecerem no prêmio The Best da FIFA

Todo começo de ano os apreciadores do futebol param para apreciar o prêmio The Best da FIFA. A premiação, organizada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), premia os melhores jogadores do mundo. Faz muito tempo que brasileiros não levam o troféu principal para casa, mas de vez em quando beliscam uma indicação em categorias diferentes.

Dito isso, saiba quem foram os últimos brasileiros a aparecerem no prêmio The Best da FIFA:

Conheça um pouco mais sobre o prêmio The Best da FIFA

O fato é que, apesar de ser muito bem visto internacionalmente, o The Best da FIFA não é a 

premiação mais relevante e influente do futebol. Esse título fica a cargo da Bola de Ouro, premiação organizada pela revista France Football que, desde o longínquo ano de 1956, premia os melhores desse esporte.

Ainda assim, ano após ano a FIFA vem galgando o seu espaço nas premiações por meio do The Best. A premiação acontece desde 1991 e tem como objetivo, obviamente, premiar os melhores jogadores e jogadoras do futebol – em categorias que não se limitam somente ao melhor atleta do esporte no ano.

O prêmio The Best da FIFA abrange as mais variadas categorias. Além do Melhor Jogador do Mundo, a premiação também concede o título de Melhor Treinador do Mundo, Melhor Goleiro do Mundo, Melhor Torcida do Mundo e, até mesmo, Melhor Gol do Ano – internacionalmente conhecido como Prêmio Puskas.

Houve um tempo, no entanto, em que a FIFA se juntou com a Bola de Ouro para formar o prêmio Bola de Ouro da FIFA. A parceria acabou e, em 2016, a Federação Internacional de Futebol voltou a fazer a sua própria premiação, que tem como alvo não apenas o futebol masculino como, também, o feminino.

Sendo assim, saiba quem foram os últimos brasileiros a aparecerem no prêmio The Best da FIFA:

The Best da FIFA de 2016

2016 foi ano de retomada do The Best da FIFA enquanto premiação individual, separada da Bola de Ouro. Por mais que muitos brasileiros estivessem se destacando naquele ano, em especial o craque brasileiro Neymar, o Brasil não teve um indicado ao prêmio na categoria Melhor Jogador do Mundo.

A craque Marta, tida como a Melhor Jogadora da História por muitos, foi indicada ao prêmio e ficou na segunda colocação. Naquele ano, outro brasileiro que também marcou presença na premiação foi Marlone, jogador que na época atuava pelo Corinthians e que foi indicado ao Puskas – mas que também ficou na segunda colocação.

Falcão, o melhor jogador de Futsal de todos os tempos, também esteve entre os nomeados no The Best de 2016. Ele recebeu o Prêmio FIFA pela sua carreira espetacular, nesse caso, pela “incrível contribuição ao Futsal” – esporte que ele sem sombra de dúvidas ajudou e muito a popularizar.

Vale ressaltar que em 2016 também houveram brasileiros que apareceram na Seleção do Ano. Foi o caso de Marcelo, lateral que na época atuava no Real Madrid e que hoje joga pelo Fluminense, e Daniel Alves, que naquela temporada passou por Barcelona e Juventus, jogou posteriormente no São Paulo e, hoje, está preso.

The Best da FIFA de 2017 

Em 2017, o Brasil teve um representante na disputa ao prêmio de Melhor do Mundo do The Best da FIFA. Neymar júnior, que na época ainda atuava pelo Barcelona, concorreu contra Messi e Cristiano Ronaldo e ficou em terceiro lugar – apesar de ter feito uma temporada simplesmente espetacular pelo clube catalão.

Aquela foi, inclusive, praticamente a única aparição de um brasileiro nos prêmios do The Best da FIFA de 2017. A exceção foi a lista da Melhor Seleção do Ano que, novamente, contou com a presença de Marcelo e Daniel Alves – além de Neymar, é claro.

The Best da FIFA 2018

Em 2018, o Brasil teve uma representante vencendo um prêmio principal do The Best da FIFA. A craque Marta levou para casa o prêmio de Melhor Jogadora do Mundo, desbancando a norueguesa Ada Gerberg e a alemã Dzsenifer Marozsán – ambas jogadoras do Lyon, da França.

Além dela, a única aparição do Brasil na premiação foi, novamente, no prêmio da Seleção do Ano que, mais uma vez, contou com a dupla Marcelo e Daniel Alves. Vale uma menção honrosa para o uruguaio Arrascaeta que, na época, jogando pelo Cruzeiro, concorreu ao prêmio Puskas – mas ficou em terceiro lugar.

The Best da FIFA 2019 

O Brasil voltou a ter um representante vencendo um prêmio relevante no The Best da FIFA de 2019. Naquele ano foi a vez do goleiro Alisson Becker que, formado no Internacional de Porto Alegre, foi campeão da Liga dos Campeões da Europa com o Liverpool e levou para casa o troféu de Melhor Goleiro do Mundo. Ederson, jogador formado nas categorias de base do São Paulo e desde 2017 atleta Manchester City, ficou em terceiro na categoria.

Em 2019, pelo menos, o Brasil esteve presente no prêmio FIFA de Melhor Torcida. Silvia Grecco, torcedora do Palmeiras, levou a premiação para casa. Além disso, Marcelo voltou a ser escalado para entre os melhores da Seleção do Ano – assim como Marta.

The Best da FIFA 2020

2020 foi um ano ruim para o Brasil em termos de indicados ao prêmio The Best da FIFA. O país só teve Alisson, que ficou em segundo lugar na categoria Melhor Goleiro do Mundo e apareceu novamente na seleção dos Melhores do Ano, e Marivaldo da Silva, torcedor do Sport, vencendo o prêmio FIFA de Melhor Torcida.

Novamente uma menção honrosa a Arrascaeta que, em 2020, jogando pelo Flamengo, foi indicado mais uma vez ao prêmio Puskás – ficando em segundo lugar.

The Best da FIFA 2021

Em 2021, o Brasil só teve uma aparição no prêmio da FIFA. Marta, mais uma vez, apareceu na Seleção de Melhores do Ano do Futebol Feminino.