Recentemente, o Atlético-MG montou um dossiê para a CBF tentando o reconhecimento oficial do título da Copa dos Campeões de 1937 como uma conquista de Campeonato Brasileiro. O Galo ainda aguarda o parecer do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues sobre o pedido. Confira a seguir conquistas nacionais de clubes brasileiros que não foram “contabilizados” como títulos brasileiros, mas possuem sua importância.
Copa dos Campeões (1931) – Campeão: Botafogo
Por conta da desistência de outros clubes, a Copa dos Campeões de 1931 acabou sendo disputada em final única entre Brasil de Pelotas e Botafogo. Essa edição também ficou conhecida como Taça Rio-Sul.
Copa dos Campeões (1937) – Campeão: Atlético-MG
Fluminense, Portuguesa, Rio Branco, Aliança e Liga Sportiva da Marinha participaram da competição que teve o Atlético Mineiro como campeão.
Copa dos Campeões (1967) – Campeão: Bangu
O torneio contou com Cruzeiro, Palmeiras, Bangu e Atlético-MG. A final foi entre Bangu e Atlético-MG, e teve o clube carioca como vencedor.
Torneio do Povo (1971) – Campeão: Corinthians
O torneio contou com clubes pesados, como Internacional, Atlético-MG e Flamengo, além do campeão Corinthians. A competição também era chamada de “Torneio Emílio Garrastazu Médici”, nome do presidente do Brasil na ditadura militar.
Torneio do Povo (1972) – Campeão: Flamengo
A edição do Torneio do Povo de 1972 contou com as mesmas equipes do ano anterior, porém com a inclusão do Bahia. Desta vez, o Flamengo se sagrou campeão.
Torneio do Povo (1973) – Campeão: Coritiba
Ainda com os mesmos times com mais apelo popular, o Coritiba foi incluído e venceu a edição. O Coxa também já pediu à CBF que reconheça a conquista como título brasileiro.
Copa dos Campeões Mundiais (1995 e 1996) – Campeão: São Paulo
Ainda não há uma definição se esta Copa dos Campeões foi de caráter amistoso ou oficial. O torneio contou com campeões mundiais, como Santos, Flamengo e Grêmio, além do campeão São Paulo.
Copa dos Campeões Mundiais (1997) – Campeão: Flamengo
A edição da Copa dos Campeões Mundiais de 1997, diferente das anteriores, constava no calendário oficial da CBF.