A CONMEBOL adotou o modelo de jogo único para a final da Libertadores e Copa Sul-Americana em 2019. De lá para cá, três finais aconteceram. Os estádios Monumental, em Lima, Maracanã e Centenário, em Montevidéu, receberam as decisões que definiram os vencedores da “Glória Eterna”.
Agora, o estádio Monumental de Guayaquil, casa do Barcelona-EQU, se prepara para sediar a quarta final da história da Libertadores em jogo único. Membros da CONMEBOL já visitaram o estádio para realizar uma série de inspeções a fim de receber o evento.
A Federação Equatoriana de Futebol publicou em seu perfil fotos de agentes da CONMEBOL realizando a vistoria no estádio. Será a primeira vez que o país receberá a final da Libertadores em jogo único. A partida está marcada para 29 de outubro desde ano. A final foi adiada por conta da Copa do Mundo.
Relembre finais em jogo único da Libertadores
Em 2019, Flamengo e River Plate se enfrentaram em Lima. O Rubro-Negro venceu de forma épica, virando nos últimos minutos com dois gols de Gabigol. Em 2020, Palmeiras e Santos duelaram no Maracanã em outra final emocionante. Com gol aos 53 minutos do segundo tempo de Breno Lopes, o Verdão se sagrou bicampeão. Na final em Montevidéu, no ano passado, após 1 a 1 no tempo normal, Deyverson aproveitou falha de Andreas Pereira e marcou para garantir a vitória do Palmeiras sobre o Flamengo e o tricampeonato.