Onde nasceram os Jogos Olímpicos?
Os Jogos Olímpicos são considerados os maiores eventos esportivos do mundo. De quatro em quatro anos, bilhões de pessoas acompanham a imensa variedade de modalidades esportivas, reunindo atletas do mundo todo em busca da tão sonhada medalha de ouro. Porém, você sabe como esse evento de tanta grandeza surgiu?
A Era Moderna dos jogos é datada do ano de 1896, em Atenas, na Grécia, por obra do barão Pierre de Coubertin. O nobre francês é creditado por ter reiniciado a prática dos Jogos Olímpicos, o que classificou este período como ‘Era Moderna dos Jogos’.
Foi Courbertin quem mobilizou a criação do COI, o Comitê Olímpico Internacional. Delegação existente até hoje e que regulariza as diretrizes para as disputas das modalidades esportivas nas Olimpíadas. O primeiro evento aconteceu em 1896, em Atenas, e foi um grande sucesso. Posteriormente, os jogos foram acontecendo num intervalo de quatro anos.
Jogos Olímpicos na antiguidade
Bom, sabemos agora que a partir de Pierre de Coubertin os jogos passaram a ocorrer de quatro em quatro anos, sob a anuência do COI e com um país sede. Mas, os Jogos Olímpicos são datados já há muito tempo antes.
Registros históricos apontam que no século VIII a.C, as cidades-Estado gregas já competiam. Esses jogos deram origem às Olimpíadas que conhecemos hoje. No passado, o intuito do evento era promover a celebração da paz entre os povos da Grécia, que constantemente estavam envolvidos em conflitos e guerras.
Além da motivação esportiva, os Jogos Olímpicos na antiguidade tinham um papel político-econômico, como também ocorre atualmente. Ademais, o fator religioso também era importante. O templo de Zeus recebia celebrações na época dos jogos. Na época, o período de jogos durava apenas cinco dias, com várias disputas esportivas.
Os atletas gregos praticavam corrida, natação, arremesso de disco, pentatlo, luta, salto a distância entre outras modalidades. As disputas esportivas deste período foram de suma importância para a continuidade com a prática esportiva, o que perdura até hoje.