A caminho da Copa do Mundo no Catar, as lembranças sobre o 7×1 para a Alemanha, ainda estão frescas na memória. Passados quase 8 anos, alguns jogadores ainda estão no ciclo para a Copa de 2022, porém, outros já estão aposentados, alguns sem clube e outros ainda em um grande nível.
Os goleiros Júlio Cesar, Jefferson e Victor, já se aposentaram do futebol. Nas laterais, Daniel Alves segue com boas chances de ser convocado para a Copa de 2022, por estar atuando em um bom nível no Barcelona-ESP. Marcelo é reserva no Real Madrid-ESP, enquanto Maicon e Maxwell estão aposentados.
No zaga, Thiago Silva, hoje no Chelsea, já está com a vaga praticamente confirmada na Copa do Catar. David Luiz hoje joga no Flamengo, enquanto Dante está no Nice-FRA e Henrique, está no Coritiba. Já na posição de volante, Fernandinho se despediu recentemente do Manchester City-ING, Luiz Gustavo está no Fenerbahçe-TUR, Paulinho no Corinthians e Ramires está sem clube.
No meio de campo, Oscar está no Shanghai Port-CHN, enquanto Hernanes já se aposentou. Nas pontas, Neymar está no PSG-FRA e é nome certo na Copa do Catar, Bernard no Sharjah FC-UAE, William no Corinthians e Hulk no Atlético-MG. Os centroavanates Jô e Fred estão em atividade no Brasil, em Corinthians e Fluminense, respectivamente. O técnico Felipão, hoje está a frente do Athletico-PR.
Convocação da Copa do Mundo de 2014
Goleiros: Jefferson (Botafogo); Julio César (Toronto); Victor (Atlético-MG)
Zagueiros: Dante (Bayern de Munique); David Luiz (Chelsea); Henrique (Napoli); Thiago Silva (PSG).
Laterais: Daniel Alves (Barcelona); Maicon (Roma); Marcelo (Real Madrid); Maxwell (PSG).
Meio-campistas: Fernandinho (Manchester City); Hernanes (Inter de Milão); Luiz Gustavo (Wolfsburg); Oscar (Chelsea); Paulinho (Tottenham); Ramires (Chelsea); Willian (Chelsea).
Atacantes: Bernard (Shakhtar); Fred (Fluminense); Hulk (Zenit); Jô (Atlético-MG); Neymar (Barcelona)